Câmara de Blumenau sedia Conferência Regional de Vereadores Mirins com foco na segurança nas escolas

Foto: Giovanni Custódio

A Câmara de Blumenau foi palco, nesta quarta-feira (25), da 11ª edição da Conferência Regional de Vereadores Mirins. O evento reuniu cerca de 100 estudantes dos municípios de Blumenau, Gaspar, Rio do Oeste, Ascurra, Doutor Pedrinho, Pomerode e Ituporanga, em um dia dedicado à troca de experiências e ao fortalecimento da educação para a cidadania. A conferência foi promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por meio do Núcleo de Educação para a Democracia, em parceria com o Programa Vereador Mirim da Câmara de Blumenau.

Com o tema central “segurança nas escolas”, a programação incluiu palestras e oficinas sobre cyberbullying, saúde mental e cultura de paz, com o objetivo de preparar os jovens parlamentares para levar esses debates às suas realidades escolares. “É um tema atual que precisa ser trabalhado. Teremos o dia inteiro com palestras e dinâmicas para auxiliar os vereadores mirins de Blumenau e do Vale a levar essas discussões para dentro das escolas”, destacou o assessor da Câmara Mirim de Blumenau, Igor Felipe Stank.

O presidente da Câmara, vereador Ailton de Souza – Ito (PL), destacou o papel do encontro como instrumento de integração entre os municípios e incentivo à formação cidadã. “Esse encontro promovido pela Alesc é um intercâmbio entre os municípios que possuem Câmara Mirim. É uma forma de fortalecer esses jovens para que levem mais essa experiência para suas cidades. Blumenau, como pioneira nesse modelo em Santa Catarina e no Brasil, dá total apoio à iniciativa. Esperamos que o dia seja proveitoso para todos”, afirmou.

A gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo da Alesc, Cleonise Kades, reforçou o valor pedagógico do encontro. “Reunir os vereadores mirins e promover o diálogo entre diferentes culturas e costumes dos municípios participantes é um aprendizado essencial para a vida adulta”, pontuou.

A vereadora mirim de Blumenau, Maria Luiza Schemes Salvador, também avaliou positivamente a experiência. “É interessante conhecer novas pessoas com outros costumes e ver como funciona em outras Câmaras Mirins. A gente percebe que o que passamos na nossa Câmara é diferente. Todos aprendem nesses encontros. O tema da segurança é muito importante e precisa ser estudado e discutido pelos alunos também, não só por quem dirige a escola”, concluiu

A conferência contou ainda com uma oficina coletiva no período da tarde, em que os participantes trabalharam em grupos para desenvolver propostas de intervenção voltadas à promoção de uma cultura de paz nas unidades escolares.

Fonte: CMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*