
A BRK, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário no município, implementa o SaneiaBLU, o novo modelo para levar a coleta de esgoto onde a rede tradicional de esgoto não chega, por inviabilidade técnica ou falta da rede convencional. A mudança atende o previsto no quinto aditivo do contrato, assinado em março deste ano, que prevê que Blumenau tenha 100% de coleta e tratamento de esgoto até 2029.
“Esse é um compromisso com a saúde pública, com o meio ambiente e com a qualidade de vida de quem vive em Blumenau. A cidade se torna exemplo ao levar tratamento adequado até mesmo a regiões que, até então, estavam fora do sistema convencional de coleta e tratamento de esgoto”, reforça Francisco Wessner, gerente Operacional da BRK.
O SaneiaBLU já atende escolas e prédios públicos do município e a partir de julho vai iniciar pelas residências da região Norte de Blumenau, nos bairros Vila Itoupava e Itoupava Central.
A limpeza das fossas e filtros passa a ser obrigatória uma vez por ano, conforme normas vigentes. A BRK realiza uma vistoria inicial, agenda o serviço com o morador e orienta sobre o funcionamento.
Segundo a BRK, o usuário poderá parcelar em 12 vezes na conta de água, sem pagamento imediato, sendo R$ 472,80 ao ano para residências com consumo até 10 metros cúbicos ao mês ou R$ 232,32 ao ano para clientes da tarifa social.
isso é um absurdo, um assalto ao povo blumenauense , se a prefeitura realmente quiser ela que resolva.
Que belo presente da prefeitura, cujo prefeito vive gravando vídeos pra internet, ao invés de governar.
Quer dizer que agora vai ser obrigado a pagar a coleta de esgoto durante o ano todo, mas a coleta será feita só uma vez por ano? Então durante os demais meses do ano, o esgoto continuará indo pro rio, mas o povo pagando a coleta da mesma forma.