Blumenau recebe no próximo dia 10 uma imersão especial que visa a capacitação prática de empreendedores de micro e pequenos negócios em inteligência artificial. O evento acontecerá das 9h às 18h, na sede da ACIB (Rua Antônio Treis, 607 – Bairro Vorstadt), e será realizado em uma parceria do Sebrae/SC com a entidade. O cronograma prevê a abordagem de conteúdos voltados à aplicação real da inteligência artificial na gestão dos negócios. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Interessados podem garantir participação diretamente pelo http://sebrae.sc/ia-
A ação faz parte do Programa Empreender e conta ainda com a parceria do SIMMMEB e FACISC e surge como resposta à crescente necessidade de digitalização e ganho de produtividade no setor. A proposta é mostrar, de forma objetiva e acessível, como a inteligência artificial pode ser usada para melhorar vendas, marketing, atendimento, planejamento e operação das empresas de menor porte.
Transformação com foco na prática
A programação foi desenhada para apresentar ferramentas e estratégias que os empreendedores podem colocar em prática imediatamente, mesmo sem conhecimento técnico aprofundado. A ideia é desmistificar a IA e apresentar seu uso como algo viável e benéfico para empresas de todos os segmentos, especialmente aquelas que ainda estão nos primeiros passos da jornada digital.
Dados recentes do Sebrae indicam que mais de 70% dos pequenos negócios no Brasil ainda operam com baixa maturidade digital. Embora o termo inteligência artificial esteja em alta, sua aplicação prática ainda é restrita a uma minoria e isso ocorre, muitas vezes, por falta de conhecimento ou por imaginar que se trata de algo distante da realidade das pequenas empresas.
Vagner Moreno, analista do Sebrae em Blumenau, reforça que a iniciativa contribui para o fortalecimento e produtividade dos negócios em um momento tão importante de transição tecnológica e automação. “A inteligência artificial está cada vez mais presente e acessível e contribui consideravelmente para a sustentabilidade das empresas. Com o uso assertivo é possível reduzir custos e escalar o negócio, tornando a rotina do empreendedor mais eficiente. Queremos contribuir no sentido de apresentar ferramentas e uso que realmente faça sentido para os pequenos negócios, com ganhos reais”, reforça.
Impacto real na produtividade
O contexto nacional reforça a importância de ações como essa. De acordo com levantamento da consultoria IDC Brasil, realizado em 2024, apenas 7% das pequenas empresas utilizam soluções de IA de forma estruturada. No entanto, entre as que adotaram essas tecnologias, 58% reportaram aumento de produtividade, enquanto 41% indicaram crescimento no faturamento em até seis meses.
Com base nesses dados, a proposta da imersão é não apenas informar, mas transformar. Ao capacitar empreendedores para o uso prático da IA, a ação busca contribuir para a sustentabilidade dos pequenos negócios, sua modernização e competitividade no mercado atual.
Fonte: Trevo Comunicação
Seja o primeiro a comentar