Blumenau pode ganhar mais um hospital

Imagem: reprodução

O assunto já vinha sendo conversado nos bastidores da comunidade médica e, nesta segunda-feira, chegou a Associação Empresarial de Blumenau. Membros da Diretoria e do Conselho de Administração da entidade conheceram o projeto que pretende concluir o hospital da Unimed, obra parada desde 2016 no bairro Vila Nova.

A estrutura, quando pronta, oferecerá 230 leitos e 17 salas cirúrgicas e vai atender conveniados da Unimed e particulares.

A negociação envolve a Associação Congregação Santa Catarina, mantenedora do Hospital Santa Isabel e outras oito unidades hospitalares do país, que ficaria responsável pela gestão da estrutura. Mas, para virar realidade, precisa de aprovação da assembleia geral da Unimed, agendada para o final de setembro.

Se aprovada, a ampliação da nova estrutura deve começar no início de 2024, com a primeira torre, e a segunda prevista para começo de 2025. Serão mais de 20 mil metros de área construída.

Os argumentos da Unimed para a parceria envolvem a geraçao de 1.500 empregos, redução de custos operacionais, além de profissionalizar a gestão e deslocar para a zona leste parte dos atendimentos hospitalares – hoje concentrados na região central da cidade.

Outro reflexo positivo defendido é a ampliação da capacidade hospitalar da cidade. Blumenau tem hoje 666 leitos – divididos em quatro hospitais – média de 1,84 leito para cada mil habitantes. Com a possível ampliação a média deve aumentar para 2,04/mil, ainda abaixo da média de Santa Catarina que é 2,3/mil. O recomendável pela Organização Mundial da Saúde é de 3 a 5 leitos para mil habitantes.

Em todas as conversas que tive, foi me garantido que a estrutura do Hospital Santa Isabel na Rua Marechal Floriano fica mantida para atendimento pelo SUS, além dos transplantes, que fazem a instituição ser referência nacional no segmento.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*