Blumenau inicia campanha de multivacinação pelos ambulatórios

Foto: PMB

A campanha de multivacinação já tem data para começar. Nesta segunda-feira, dia 16, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) dá início à mobilização, que segue até o dia 28. O foco é atualizar a caderneta de vacina, aplicando os imunizantes em crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Durante o período, os pais ou responsáveis devem levar as crianças e os adolescentes para um dos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs Centro, Badenfurt, Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza e Itoupava Central) de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da unidade.

A vice-prefeita, Maria Regina Soar, diz que a cobertura vacinal precisa melhorar. “É muito importante que os pais ou responsáveis levem as crianças e os adolescentes para tomar as doses pendentes e regularizar a caderneta de vacinação. A vacina é o meio mais efetivo para evitar diversas doenças”, enfatiza.

Marcelo Lanzarin, secretário de Promoção da Saúde, diz que é importante que os pais estejam atentos à caderneta de vacinação dos seus filhos. “Nosso objetivo é atualizar a caderneta e melhorar a cobertura, vacinando 90% do público-alvo.”

Entre as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde durante a Campanha Nacional de Multivacinação estão: Tríplice (sarampo, caxumba e rubéola), Hepatite A e B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite e infecções por HiB), Vacina Oral do Rotavírus Humano e da Poliomielite (VOP) e Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Pneumocócica 10 valente, Febre Amarela, Tríplice Bacteriana (DTP), Difteria e Tétano, Meningocócica C e HPV.

‘Dia D’
No próximo sábado, dia 21, ocorrerá o ‘Dia D’ da campanha, data em que todas as unidades do município ficarão abertas das 8h às 17h para aplicação dos imunizantes. “O ‘Dia D’ é mais uma oportunidade para pais e responsáveis garantirem a proteção de crianças e adolescentes. Vale lembrar que a caderneta de vacinação deve ser apresentada no momento da aplicação”, finaliza o secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin.

Fonte: PMB