Atendimento do Centro Pós Covid completa um ano de atividades em Blumenau

Foto: PMB

No próximo dia 26 de agosto, o Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE) completa um ano de funcionamento em Blumenau. A estrutura montada no Hospital Universitário da Furb está localizada na Rua Samuel Morse, nº 768, no bairro Fortaleza Alta e oferece suporte interdisciplinar para pacientes com sequelas causadas pela Covid-19 e seus familiares.

Apesar de o serviço estar disponível para moradores de Blumenau e Botuverá, cidades que compõem a Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE) e aderiram ao convênio, a procura pelo serviço é baixa. Neste primeiro ano, apenas 338 pessoas receberam acompanhamento, o que representa uma média de 25 novos pacientes por mês – porém, o serviço tem capacidade de atender 65 novos pacientes todos os meses, o que totalizaria mais de 700 pacientes por ano.

A prefeita de Blumenau em exercício, Maria Regina Soar visitou a estrutura e conversou com o professor e vice-reitor da Furb, João Gurgel. “O CRIE é referência para Santa Catarina e para o Brasil. Aqui, os pacientes contam com atendimento interdisciplinar direcionado às pessoas com sequelas pós-Covid-19”, afirma. A prefeita destaca a importância dos usuários buscarem informação nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF) para, em caso de necessidade, serem encaminhadas para o serviço.

No local, os pacientes contam com profissionais de enfermagem, psicologia, psiquiatria, nutrição, fisioterapia, educação física, farmácia, pneumonolgia, cardiologia, neurologia, entre outros, que seguem oferecendo atendimento mediante orientação ou avaliação de cada área.

O agendamento das consultas e exames é feito por meio do Sistema de Regulação, de acordo com o estabelecido na Política Nacional e Estadual de Regulação. A solicitação para acompanhamento deve ser feita na unidade de saúde de referência do paciente, morador de uma das cidades que integram o convênio. A prescrição de medicamentos também vai seguir a Política Nacional de Medicamentos, respeitando os limites da REMUME de cada município.

Dados científicos comprovam que de 10% a 20% das pessoas que tiveram Covid-19 sofrem com sequelas por conta da doença. A equipe do CRIE estima que em Blumenau um público entre 13 mil e 26 mil pessoas estejam aptas para receber tratamento que é ofertado por meio do SUS.

Nos próximos meses o município deve fortalecer ações de busca ativa por meio de capacitações das equipes de saúde feitas pela Escola Técnica do SUS, além de utilizar outros serviços como o Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS) para chegar até os pacientes.

Critérios para encaminhamento

– Ter mais de 18 anos
– Residentes em municípios subscritores do contrato de serviço
– Ter ingressado pelo serviço de regulação municipal
– Apresentar dois ou mais sintomas relacionados aos critérios de encaminhamento e que tenham iniciado ou permanecido após a fase aguda da Covid-19
– Apresentar demanda para no mínimo 3 terapias
– Aceitar atendimento com acadêmicos
– Concordar com os critérios de exclusão é alta do serviço

Principais queixas dos usuários

– Ansiedade
– Perda de memória
– Raciocino lento
– Dificuldade de concentração
– Déficit visual (vista embaçada)
– Cansaço e fraqueza
– Dor
– Cefaléia
– Alterações no olfato e paladar

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*