A equipe de manutenção patrimonial do Samae de Blumenau vai ganhar reforço a partir de segunda-feira, dia 2. Dez apenados do regime semiaberto vão atuar em roçada, limpeza e serviços gerais em áreas da autarquia.
A parceria foi formalizada por convênio com a Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social (Sejuri). Os participantes foram selecionados com base no regime penal, bom comportamento e avaliação de perfil feita por comissão.
Segundo o diretor-presidente do Samae, Alexandre de Vargas, a iniciativa reforça a força de trabalho, contribui para a reintegração social e gera economia de 66% em relação à terceirização.
“Quem cumpre pena deve assumir suas responsabilidades. Com essa parceria, essas pessoas vão trabalhar e contribuir de forma concreta para a cidade, cuidando do patrimônio público e diminuindo os custos para o cidadão”, afirma o prefeito Egidio Ferrari.
Os apenados recebem salário mínimo, sendo 25% destinados a um Fundo Rotativo para melhorias no sistema prisional e o restante depositado em conta bancária, acessível após o cumprimento da pena. O trabalho também garante redução de parte da pena.
O transporte será feito em ônibus contratado pelo Samae, que também fornecerá alimentação, uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs). Polícia Penal e Polícia Militar serão responsáveis pelo acompanhamento do serviço prestado.
Fonte: PMB



Seja o primeiro a comentar