Ano letivo em Blumenau começa com 150 professores ACTs a menos

Foto: PMB

O número é pequeno se analisarmos o contingente de profissionais que atuam na rede pública de educação, cerca de 3.500, e é considerado normal, tanto pela secretaria de Educação como pela secretaria de Administração. Cerca de 150 desistências de ACTs f0ram registradas nesta segunda-feira, 7, abertura do ano letivo.

“As convocações de candidatos ACTs iniciam ainda em dezembro e o quadro geralmente já é fechado em janeiro com as convocações remanescente (vagas abertas em dezembro, desistências e por ai vai). O que houve neste ano, foi um fato novo: a convocação dos profissionais para trabalharem em escolas estaduais iniciou somente em fevereiro, ou seja, foram convocados praticamente na mesma data em que iniciariam os trabalhos no município”, escreveu o secretário de Administração, Anderson Rosa, responsável pela contratação.

A chamada dos ACTs pelo Estado se deu na quinta-feira, dia 3 de fevereiro e como o salário é pelo menos R$1,8 mil maior que no Município, havia a expectativa de uma desistência ainda maior.

“Importante ressaltar que as convocações continuam ocorrendo, com escolha de vagas para os anos iniciais no dia 08 e educação especial com entrega de envelopes da contratação por chamada pública em 10/02, por exemplo. Esse movimento é dinâmico e contínuo no início do ano letivo, e a estabilização se dá daqui a 45 dias aproximadamente”, diz o secretário.

A secretária Patricia Lueders avalia que o início das aulas foi tranquilo, claro, com a paralisação que atingiu 27% das unidades da rede nesta segunda.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*