
Secretaria Municipal da Família de Blumenau (Pró-Família) é rica em histórias e possibilidades. Foi a partir de conversas com alunos que frequentam o espaço que a jornalista Danúbia de Souza teve a ideia de produzir uma websérie para falar sobre a qualidade de vida da terceira idade. O curta-metragem “Saber Viver” conta algumas histórias de idosos que aproveitam a vida de diversas formas e, dentre os protagonistas, estão alunos da Pró-Família, que nas próprias aulas realizadas na Secretaria, conheceram amigos, aprenderam novas habilidades e até começaram um novo romance.
“Eu cheguei aqui para me divertir, conhecer novos amigos, e acabei conhecendo a minha companheira. E a gente deu certo, é um amor perfeito que depois de 79 anos é coisa boa. Na vida a gente só tem a aprender, porque a vida nos ensina o tempo todo. Então estamos aqui, felizes”, afirma o aluno Alfredo Carlos Kerdischka, de 81 anos. Ele conta a história de amor junto com a namorada no primeiro episódio da websérie, que tem como título “Nunca é tarde para aprender”. O curta-metragem conta, no total, com cinco episódios, que abordam também sobre idosos no mercado de trabalho, a importância da atividade física, a socialização e o futuro.
A websérie “Saber Viver” foi lançada oficialmente nesta terça-feira, dia 1º, em evento aberto ao público na ETSUS Blumenau. O projeto é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, Edital 1/2023, de Blumenau, e como contrapartida social, prevê exibições gratuitas para instituições do município. O jornalista Alexandre Gonçalves foi o responsável pelo roteiro e pela direção-geral, com a jornalista Danúbia de Souza realizando a pesquisa, a reportagem e a direção. A produção de conteúdo foi feita pela jornalista Rafaela Costa, imagens e edição por Thiago Philipps, e as artes por Fernando Krieger.
“Escolher a Pró-Família para gravar depoimentos para um documentário chamado ‘Saber Viver’ é um grande acerto. Em todos esses anos acompanhando nossos idosos lá eu tenho a certeza de como eles sabem viver, de como a Prefeitura dá oportunidades para que eles vivam de forma saudável, feliz e de bem com a vida. A produção é uma lição de vida para todos nós”, disse a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, que acompanhou o lançamento.
“Os nossos alunos terem esse protagonismo é resultado das diversas experiências que tiveram ao longo da vida, e agora vivem e compartilham isso aqui na Pró-Família. A websérie ficou emocionante, e é muito gratificante ver nossos idosos e a nossa Pró-Família protagonistas de tantas histórias”, destacou o secretário da Família, Telmo Duarte Júnior. O documentário está disponível de forma gratuita no YouTube. A série conta com tradução em Libras e audiodescrição.
Fonte: PMB
Seja o primeiro a comentar