Aluno da Furb e inventor independente estão na final do Prêmio Inovação Catarinense da Fapesc

Foto: arquivo/Fapesc

O Vale do Itajaí tem dois candidatos na final do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). O engenheiro civil Gustavo Mendes da Silva está concorrendo na categoria TCC Inovador com um protótipo de padiola para obras. Já Sebastião Luiz Vieira está na disputa pelo prêmio de Inventor Independente com um sistema de reversão de fluxo de filtro de piscina para evitar acidentes. O resultado final será divulgado durante cerimônia na próxima quarta-feira, às 18h30, no auditório da Acate em Florianópolis.

Formado pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), o engenheiro civil Gustavo Mendes da Silva elaborou para seu projeto de conclusão de curso uma nova versão da padiola, instrumento comum na construção civil. O novo dosador de materiais criado por ele evita desperdício e exige menos esforço dos trabalhadores. O protótipo inicialmente é feito de madeira, mas poderá ser montado posteriormente com estruturas metálicas. Gustavo concorre com mais outros dois candidatos pelo primeiro lugar.

Já o morador de Blumenau Sebastião Luiz Vieira está na disputa pelo reconhecimento como inventor independente com sua Safety Box, um equipamento capaz de mudar o fluxo dos filtros de piscina e evitar acidentes. Ao ter contato do ralo com cabelo ou qualquer parte do corpo dos usuários, o sistema reverte rapidamente a corrente de água e joga o corpo novamente para a superfície da piscina.

Nessa edição, o Prêmio Inovação Catarinense recebeu 124 projetos inscritos. Destes, 30 foram selecionados como finalistas em 11 categorias. Confira todos que estão concorrendo no site http://bit.ly/PrêmioStemmer.

Saiba mais

O Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer foi criado em 2008 para reconhecer e dar visibilidade a pessoas e instituições que desenvolvem conhecimento científico e tecnológico. São destacados esforços em inovação, em desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, além de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta