Alesc promove a 5ª edição do seminário de Responsabilidade Social

A Assembleia Legislativa e organizações parceiras promovem no dia 2 de setembro, às 14h, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, a quinta edição do Seminário de Certificação de Responsabilidade Social, que busca divulgar e atrair inscrições de indústrias, empresas privadas, ONGs e entidades públicas catarinenses para a 9ª edição da Certificação e Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC. A iniciativa é destinada a reconhecer empresas e instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão.

Podem participar do certame empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2018. As organizações que obtiverem os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base nas ações e projetos socioambientais desenvolvidos, serão premiadas com o Troféu Destaque. A inscrição é eletrônica.

De acordo com a vice-presidente da Comissão Mista e representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Raquel da Cássia Souto, no seminário será abordada a importância da responsabilidade social, como elaborar um balanço social e o valor do certificado e troféu que será entregue pelas entidades às empresas. O certame objetiva o reconhecimento de empresas e instituições que tenham engajamento social como política de gestão.

Promovido pelo parlamento catarinense desde 2011, o prêmio busca reconhecer as ações sociais que as empresas já realizam a partir do balanço do relatório de sustentabilidade que as empresas publiquem, explicou a presidente da Comissão Mista, Ana Carolina Rocha, representante da Fecomércio. “A ideia é promover a transparência e reconhecer essas empresas com as ações que elas já têm normalmente em suas gestões. Então, é a promoção da responsabilidade social e reconhecimento dessas empresas que já realizam essas atividades.”

No ano passado, o certame recebeu 162 inscrições. Deste número, 108 foram concluídos dentro do prazo. Ao final do processo, 68 instituições, entre empresas públicas e privadas, cujos balanços sociais atenderam aos critérios exigidos no edital, foram certificadas. Para esta 9ª edição, as inscrições já estão disponíveis através da internet. Empresas interessadas têm até a meia noite do dia 20 de setembro para se inscrever.

Palestras
O seminário “Uma Atitude de Valor Catarinense”, tem confirmados as palestras: Responsabilide Social: Conheça, Pratique e Valorize, que será ministrada por Itelvino Schinaider, representante da Fecontesc; Balanço Social, Conceitos e Mecanismos Para sua Construção, que terá como palestrante a representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Raquel de Cassia Souza Souto; Certificação e Troféu Responsabilidade Social, Como Conquistá-lo, por Ana Lúcia Tengaten, da OAB.

Também haverá a palestra Responsabilidade Social, Uma Atitude de Valor Catarinense, que terá como ministrantes as representantes da Alesc e Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Maria de Loudes Nazário e Lusiane Bueno da Rosa. Haverá ainda apresentações de cases do Sicoob de São Miguel do Oeste e da Casa São José.

Comissão mista
Junto à Assembleia Legislativa, outras 10 entidades compõem a Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social: Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS-SC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), OAB-SC e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta