A largada das convenções partidárias em SC, com suas indefinições e certezas

Foto: Alexandre Gonçalves/ Informe Blumenau

Quatro grandes siglas de SC anunciam suas convenções partidárias, aquelas que teoricamente homologam as candidaturas, logo nos primeiros dias do prazo dado pela Justiça Eleitoral, entre 20 de julho e 5 de agosto. PP, MDB, PSD e União Brasil marcaram convenções para o dia 23, no primeiro fim de semana do prazo.  Mas os quatro partidos vivem situações distintas e não, necessariamente, serão resolvidas nas convenções.

Já explico, mas vamos começar por aqueles que parecem estar com a situação decidida, União e PSD, que estão com a chapa majoritária definida, com Gean Loureiro (União) como candidato ao Governo, Eron Giordani (PSD) de vice e Raimundo Colombo (PSD). Ao fazer as convenções, que devem ser conjuntas, já na largada do prazo, eles colocam oficialmente o time na rua, com o objetivo de fazer o ex-prefeito de Florianópolis conhecido em todo o estado.

Já no caso do PP e do MDB, os seus pré-candidatos ao Governo buscam forçar uma situação, o famoso colocar o bode na sala. Esperidião Amin (PP) e Antídio Lunelli (MDB) estão longe de serem unanimidades nos seus partidos, mas tem força interna para fazerem seus nomes passarem nas convenções, pelo menos assim pensam.

Quer dizer que então estarão definidos? Não, apenas cacifam seus nomes para eventuais composições, até porque, se disputarem a eleição de forma isolada, tem poucas chances. Vale lembrar que, apesar das convenções serem as instâncias que homologam as candidaturas, os partidos tem como estratégia deixar as atas em aberto, fechando-as no prazo limite.

Lembram-se de 2018? O PSDB lançou Paulo Bauer candidato ao Governo e Napoleão Bernardes ao Senado e o DEM lançou Kleinübing como candidato a vice na chapa de Amin em duas convenções bastante concorridas que deram em nada.

Ou seja, salvo exceções, mesmo aqueles que colocarem a camisa para entrar em campo no início do prazo podem ser substituídos antes mesmo do jogo começar.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*