Há um recrudescimento conservador que rotula o pensamento e as atitudes da chamada esquerda como ideológicos, fato que me levou a escrever sobre o tema.
Consta que foi Marx quem usou o termo pela primeira vez, quando identificou a sociedade dividida em blocos opositores – a burguesia e o proletariado. Para ele a palavra ideologia significava uma explicação errada, intencionalmente falsa acerca de determinados fatos. Marx evidentemente se referia a argumentação burguesa usada para justificar a opressão sobre o proletariado.
Com o tempo a ideologia foi sendo modificada e passou a representar um conjunto específico de valores, uma visão de mundo comum a um grupo de indivíduos (e nunca de um só indivíduo) e assim transcendente à política, influenciando todas as dimensões da vida. A ideologia passou a ser encarada como determinante para a forma de se relacionar com os objetos, com as pessoas e com a natureza e, nessa perspectiva, por sermos aderentes a uma determinada visão de mundo, a ideologia nunca vai nos deixar.
Em outras palavras, nós não vemos as coisas como elas são, somos “viciados” na percepção que temos da realidade. Negar tal situação é desconhecer a importância do processo de socialização que vivenciamos na infância, na escola, no trabalho, na sociedade.
Até mesmo a ciência e os cientistas, apesar de gozarem de grande prestígio não são imunes ao viés ideológico. Embora ainda prepondere a idéia de que a ciência é feita em termos objetivos e não de simples opinião, os cientistas não são tão isentos com alguns creem. Acontece que persiste a chamada distorção iluminista, na qual o cientista se julga acima das pessoas porque se sente “iluminado” pela razão. O fato é que, quando o cientista estabelece as hipóteses, a metodologia e os demais parâmetros que vão nortear a sua pesquisa, ele está colocando a sua visão de mundo (a sua ideologia) em ação.
Em suma, a verdade supera a capacidade humana em apreendê-la e, portanto, quando alguém afirma que outrem é ideólogo já denunciou a sua ideologia
ilustração: JP Sociologia
A crise do coronavírus já custou 165 mil empregos na indústria de Santa Catarina. Esse número representa uma redução de 21% na quantidade de trabalhadores formais no setor, que fechou 2019 com 786 mil empregados […]
“Arena do embate está na opinião pública”, “não podemos assistir tudo passivamente”, “parar de receber políticos como celebridades”, “são funcionários públicos relapsos”, “foram contratados pelo povo para trabalhar”, “o Fórum Parlamentar Catarinense não faz nada”. […]
O TSE e a CBF promovem nesta sexta-feira, 30, um tuitaço pela #PazNasEleições. “A ação mobiliza o futebol brasileiro e faz parte da campanha Paz nas Eleições, lançada na última semana”, informou a Corte. A campanha, faz […]
1 Comentário
Realmente as pessoas não veem as coisas como elas são , que diga o Sr. Lula e a Sra. Dilma , que não viram quem era o PMDB , mesmo assim fizeram alianças partidarias . A verdade supera a capacidade humana de aprendê-la .
Realmente as pessoas não veem as coisas como elas são , que diga o Sr. Lula e a Sra. Dilma , que não viram quem era o PMDB , mesmo assim fizeram alianças partidarias . A verdade supera a capacidade humana de aprendê-la .