“Unidade contra o autoritarismo e desafios da Esquerda” é tema de ato em Blumenau

O ato, marcado para o próximo sábado, 9, na sede da AMMVI em Blumenau, é puxado pelo Fórum de Partidos de Esquerda: PSOL, PT, PCdoB, PCB e o PCO, o Partido da Causa Operária. Lideranças partidárias nacionais das siglas estarão presentes, com destaque para Gilberto Carvalho, ex-ministro e uma das pessoas mais próximas de Luis Inácio Lula da Silva, de quem é amigo.

É um debate que merece reflexão, pois vivemos momentos de apologia e lembranças de tempos sombrios, mas é também uma espécie de confissão – guardadas as devidas proporções – de que a esquerda não anda junto e no Brasil, quando andou, foi a reboque do PT.

E resta saber qual o exemplo a esquerda tem para dar em Blumenau. Se seguir 2016, será difícil. Mesmo esfacelado, dividido, o PT lançou a candidatura do professor Valmor Schiochet, que ficou em quinta posição. Atrás do candidato do PCdoB, Arnaldo Zimmermann.

E atrás ainda do Ivan Naatz, então no PDT, que é um caso a parte. Dos três, foi o que teve o melhor desempenho, com 9,21% dos votos válidos, 16.652 votos. No total, as três candidaturas receberam cerca de 20% dos votos válidos

Ivan Naatz nunca foi PDT e o PDT também não se assume totalmente como partido de esquerda. Tanto que não está na organização do evento da próxima semana, ele que está sendo comandado provisoriamente por Vivian Kreutzfeld, presidente do Sintrafite.

E o PDT, no campo nacional, se distanciou por conta da candidatura Ciro Gomes.

O PT em Blumenau teria dois candidatos naturais, Décio Lima e Ana Paula Lima, o que não significa que terão bom desempenho na cidade. Como provavelmente eles não disputarão, o Partido dos Trabalhadores não tem um nome consolidado. Mas abriria mão para alguém?

Por enquanto, apenas Arnaldo Zimmermann coloca o nome como pré-candidato pelo PCdoB.

3 Comentário

  1. A unidade é contra o autoritarismo mesmo, não significa q seja eleitoral. Que obsessão por eleições. O combate é diário, cotidiano. Política é mais do q votar 1x a cada dois anos, pelo amor das deusas.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*