Geração de empregos tem o melhor desempenho desde 2014

Foto: Mauricio Vieira/ Secom

O primeiro semestre de 2019 fechou com resultado positivo no Brasil e Santa Catarina em geração de empregos.

No Brasil foram gerados 408 mil vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre deste ano, de acordo com os dados do Caged, ligado ao Ministério da Economia. No mesmo período do ano passado foram abertas 392.461 vagas formais. O saldo é a diferença entre as contratações e a demissões.

Em Santa Catarina, foram criados 49,8 mil postos de trabalho formais, o melhor resultado do Sul do Brasil para o período. Trata-se ainda do terceiro melhor saldo do país no semestre, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, os dois Estados mais populosos. O resultado é 48% maior do que no mesmo período de 2018, quando foram abertas 33,5 mil vagas de emprego.

Na divisão por setores, a indústria liderou a geração de empregos no semestre, com 29,3 mil vagas criadas. Logo em seguida aparece o setor de serviços, com 15,4 mil. Completam o quadro a construção (5,9 mil) e a administração pública (5,4 mil). Em relação apenas ao mês de junho, foram criadas 940 vagas em Santa Catarina, com destaque para o setor de serviços. Foi o melhor resultado para o mês desde 2013.

1 Comentário

  1. Ouvem-se aplausos ensurdecedores da PTralhada!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*