Em 2012, surgiu a ousada proposta da Ponte do Centro, ligando a Rua Rodolfo Freygant a Rua Chile, que ficou conhecida como a Ponte do Kleinübing, referência ao ex-prefeito.
Na campanha eleitoral daquele mesmo ano, o candidato então azarão Napoleão Bernardes apresentou uma proposta de fazê-la na curva do Rio, ligando o Centro Histórico a Rua Paraguay, que ficou conhecida como a Ponte do Napoleão
Napoleão ganhou a eleição, mas não conseguiu viabilizar a obra que considerava fácil e no começo do seu segundo mandato apresentou a Ponte Norte-Sul, um paliativo que não agradou a ninguém e acabou envolvida em várias querelas jurídicas.
Agora, quando completa um ano de mandato, Mário Hildebrandt apresenta a ponte do Mário, que tem a cara do Mário. Objetiva, eficiente e com um custo mais baixo que todas as outras.
Será construída paralela a atual, Adolfo Konder, e fará ligação direta com o binário da Rua Chile. Custará R$ 20 milhões e exigirá apenas duas desapropriações.
Ainda é preciso ver de onde virá o financiamento, mas o Governo já encaminhou as negociações, caso contrário não chamaria a entrevista coletiva para anunciar uma obra desta sem uma sinalização positiva.
Enquanto isso, a Prefeitura fará o projeto da ponte, que terá 126 metros de extensão. O objetivo é começar a obra no segundo semestre, com previsão de duração de um ano.
Além de dar maior fluidez ao trânsito, a nova ponte contemplaria ciclovias e passeios.
“Fazer gestão é pensar na Blumenau do futuro, e é o que farei. Além da insegurança jurídica, que tem impossibilitado o andamento da Ponte Norte-Sul nesse momento, não podemos correr o risco de perder esses recursos. Vamos utilizar o dinheiro e fazer outras obras que também são importantes para a mobilidade da cidade. A duplicação da Ponte Adolfo Konder é parte disso e tenho certeza de que auxiliará muito o trânsito da Região Central e Sul da Cidade” avalia o prefeito Mário Hildebrandt.
O recurso de R$ 38,9 milhões, antes assegurado para construção da Ponte Norte-Sul, será realocado para cobrir o valor da nova estrutura proposta, além de uma série de outras melhorias para a região Sul, como por exemplo o alargamento da Rua Gertrud Metzger, no Distrito do Garcia.
O argumento oficial da Prefeitura para suspender a licitação da Ponte-Norte Sul é a insegurança jurídica, por conta do recente inquérito aberto pelo Ministério Público Estadual e pela recomendação do Tribunal de Contas do Estado, lembrando que o processo ficou suspenso por um ano por questões jurídicas.
O Informe Blumenau já tinha trazido a informação que o prefeito poderia desistir da Norte-Sul, um projeto que não era dele e que não inspirava confiança. Ele diz que não desistiu, mas apenas suspendeu enquanto não houver uma certeza legal.
Nós transmitimos ao vivo a entrevista coletiva do prefeito e você pode revê-la aqui.





Enfim alguém com idéias sensatas .
Ops, idéia sensata sobre a ponte .
Piada..????
Nós contribuintes-eleitores somos……..
UM ABSURDO……
Desculpem os leitores , quando falei em idéia sensata , achei que iria ser efetuado a ponte norte sul e mais esta apresentada . Mas não , será só esta , ou seja , nada vai melhorar na mobilidade do centro da cidade , será mais um faz de conta . Não temos engenheiros na prefeitura ?
Você poderia divulgar o valor das desapropriações da Ponte do Centro?