BRK Ambiental destaca importância do saneamento no Dia da Saúde

As informações são da Oficina das Palavras, assessoria de imprensa da BRK Ambiental.

No Dia Nacional da Saúde, BRK Ambiental relembra a importância do saneamento

Em Blumenau, além da implantação da rede coletora de esgoto, empresa passou a treinar agentes comunitários de saúde

Neste domingo (5/8), o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde, data criada para conscientizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis e que evitam a proliferação de doenças. E mesmo a grande maioria das pessoas não associando, o saneamento básico é parte fundamental neste processo. Em Blumenau, além das obras para implantação da rede coletora e do tratamento de esgoto, a BRK Ambiental promove ações de conscientização.

Em parceria com a Escola Técnica do SUS Dr. Luiz Eduardo Caminha, vinculada à Secretaria de Promoção da Saúde, a empresa passou a integrar o Curso de Formação Inicial dos Agentes Comunitários de Saúde. Na próxima sexta-feira (10/8), será realizado o último encontro dessa primeira turma, na ETE Fortaleza. A ideia é que eles alertem a comunidade sobre todas as atitudes que contribuem para uma vida mais saudável. “O déficit de saneamento é um dos fatores determinantes para a taxa de internação por diarreia, importante indicador de qualidade de vida e saúde. Acreditamos que esses profissionais nos ajudarão a disseminar essa informação”, diz Edi Bortoli, diretor da BRK Ambiental em Blumenau.

            Estudo realizado pelo Trata Brasil aponta que uma cidade com 100% de esgoto coletado e tratado tem, em média, 17 internações por diarreia por ano para cada 100 mil habitantes, enquanto nas cidades sem acesso a média é de 111. Hoje, Blumenau é uma das cidades catarinenses que mais evolui no saneamento básico. Em 2010, antes da concessão dos serviços de esgoto à iniciativa privada, o índice de tratamento era de apenas 4,8%. Hoje o serviço de coleta e tratamento de esgoto atinge 42% da população.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*