Nesta terça-feira, 26, o representante da Secretaria Nacional de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Menezes Martinelli, estará em Blumenau para participar do 1º Encontro Estadual sobre Desenvolvimento Econômico na Agricultura Familiar.
O evento será realizado, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores de Blumenau e irá discutir os rumos de um dos principais pilares da economia catarinense.
Foram convidados representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Prefeitos e Secretários Municipais de Agricultura das cidades que compõem o Vale do Itajaí, além de representantes da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e Cidasc – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina.
Dados do Censo Agropecuário de 2016 apontam que 87% dos estabelecimentos agropecuários de Santa Catarina são administrados pela agricultura Familiar. São cerca de 170 mil instituições do setor no Estado. Os números apontam também, que a agricultura familiar produz em 2,5 milhões de hectares. O Estado se destaca como o quinto maior produtor de leite, no Brasil – 87% da produção está em Santa Catarina.
O movimento do setor cresceu consideravelmente nos últimos anos. Entre 2000 e 2013 o aumento registrado da agricultura familiar chegou a 200%. Apesar dos números consideráveis o setor ainda sofre com demandas reprimidas. Entre elas está o transporte responsável pelo escoamento da produção, o que dificulta a competitividade com outros estados.





Seja o primeiro a comentar