O secretário de Defesa Civil, opa, de Conservação e Manutenção Urbana, Marcelo Schrubbe (DEM), representará a Prefeitura de Blumenau nas reuniões de avaliação e apresentação de resultados do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides), a convite do Ministério das Cidades.
PS: brincadeira a parte com o ex-cargo de Schrubbe, ele especializou-se na área nos últimos anos e entende bem do assunto. Segundo o release da secretaria de Comunicação, o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e o atual titular da Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros (DEM), também participariam do evento em Brasília, mas cancelaram por conta da chuva na cidade.
Schrubbe diz que o trabalho em Blumenau e nas cidades de Nova Friburgo (RJ) e Petrópolis (RJ) servirá de referência para o resto do país. “O projeto está gerando quatro manuais para resposta, avaliação e mapeamento de áreas de risco. Eles precisarão ser seguidos por todas as prefeituras que pleiteiam recursos junto ao governo federal, para obras de prevenção, recuperação e expansão. Como modelo, Blumenau ajudou a construir isso para todo o Brasil, o que é um grande orgulho para nós”.

Serão dois dias de evento na capital federal. Amanhã, quinta-feira, acontecerá a reunião de “fechamento do projeto no Palácio Itamaraty, onde serão expostos os resultados e avanços nos quatro eixos temáticos: Avaliação e Mapeamento de Risco, Planejamento da Expansão Urbana, Previsão e Alerta de Desastres e Planos de Prevenção e Reabilitação. Na ocasião, os participantes assinarão um documento que garante, entre outras coisas, a continuidade das relações e a transferência de tecnologia entre todos os envolvidos”.
Na sexta, no no Ministério das Cidades, será feito o compartilhamento das ações previstas após o término do Gides.
O que é o Gides
O Gides foi criado em agosto de 2013, fruto de parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a JICA, e contemplou os municípios cariocas de Nova Friburgo e Petrópolis, além de Blumenau, um dos que mais sofreu com as consequências dos desastres naturais de 2008. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de políticas e metodologias voltadas ao gerenciamento e à avaliação dos riscos de desastres relacionados a movimentos de massa.
No último dia 25 de maio, o Gides foi anunciado como um dos vencedores do prêmio “Sasakawa”, que é atribuído aos melhores projetos para redução de riscos de desastres em todo o mundo. A premiação, realizada a cada dois anos, é concedida pela Estratégia Internacional para a Redução de Desastres das Nações Unidas (UNISDR) e pela Nippon Foundation, instituição japonesa.
*Da redação ,com informações da Secom PMB






Mesmo assim o executivo trocou o secretário por pessoa sem capacidade técnica, apenas para atender a base aliada na Câmara….o atual secretário fazia parte do gabinete de qual vereador?
Aquele que assina CPI com lápis…o mesmo que responde ao MP por denúncia de usurpar o salário de seus comissionados..
Trocando em miúdos: temos dois secretários de defesa civil…. UM DE FATO E OUTRO DE DIREITO… Ah e nós contribuintes otários, pagando a conta…
Tudo por mais votos e nada para a competência técnica. O Schrube realmente era um especialista no assunto, não serviu para continuar na pasta dentro da prefeitura, mas serve para representar o outro que nada entende em eventos públicos.