A Câmara Municipal aprovou, na sessão desta quinta-feira, um requerimento com um pedido de urgência para convocar a secretária municipal de Comunicação, Maria Luiza Fusinato, para que ela preste esclarecimentos sobre a pesquisa de opinião pública contratada pela Prefeitura de Blumenau por meio da Dispensa de Licitação nº 2025/403. O requerimento é de autoria do vereador Mário Kato (PCdoB).
O contrato, firmado com a empresa Lupi Associados Pesquisa e Marketing Ltda., totaliza R$ 40 mil. O parlamentar solicita o envio imediato de documentos e informações completas sobre o processo, incluindo a cópia integral do questionário aplicado, com todas as perguntas, especialmente aquelas que mencionam nomes de pré-candidatos; metodologia detalhada da pesquisa, contendo plano amostral, parâmetros técnicos, justificativas, datas de execução e identificação dos responsáveis; microdados coletados, fornecidos conforme as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e informações sobre identificação, validação e autorização dos entrevistados para utilização dos dados pessoais.
Kato enfatiza que a convocação é essencial para garantir transparência, legalidade e evitar possíveis desvios de finalidade no uso de recursos públicos destinados à Comunicação.
Apesar do requerimento aprovado, Mário Kato talvez não tenha a oportunidade de fazer ele próprio os questionamentos. É que terça-feira da semana que vem acontece a última sessão da Câmara do ano, com uma pauta extensa. E na retomada dos trabalhos, em 2026, ele volta para a suplência, dando lugar para o vereador titular, Adriano Pereira.
Entramos em contato com a secretária Maria Luiza, que disse não ter recebido ainda comunicação formal da Câmara a respeito da convocação.
“Caso ela seja feita, vamos esclarecer que a citação de ‘intenção de voto’ foi um erro formal presente apenas no Termo de Referência, por um equívoco interno. A pesquisa contratada pela Prefeitura teve como único objetivo avaliar a percepção da população sobre a gestão e os serviços públicos. Temos compromisso com a legalidade e a transparência. Por isso, caso seja convocada, comparecerei ao Legislativo para fazer os esclarecimentos necessários.”






Seja o primeiro a comentar