Ao longo deste ano, em especial no segundo semestre, optamos por fazer entrevistas mais curtas, diretas, sobre assuntos específicos e não mais longas e contextualizadas. Em 2026, ano eleitoral, voltaremos com tudo, trazendo o que pensam os possíveis candidatos e as pessoas envolvidas com a política de Blumenau e de Santa Catarina.
Apesar disso, fizemos nesta quinta-feira, um Informe Blumenau Entrevista especial, pois foi com o prefeito Egidio Ferrari (PL). Foi a nossa primeira entrevista mais longa com ele depois de eleito.
Tratamos sobre a mudança na vida pessoal e profissional de Egidio Ferrari, das ações, obras e desafios do seu governo. Temas como o novo hospital de Blumenau, a policlínica regional, obras do corredor norte, a perspectiva de uma nova obra importante no trânsito do centro de Blumenau, o transporte coletivo, a assinatura e depois revogação do 5º aditivo ao contrato de esgoto, como ficará o tratamento de esgoto na cidade depois do impasse, guarda municipal armada, como funcionará o complexo municipal do SESI e muito mais.
Dá um play e curta, comente e compartilhe.



Muito marketing e pouco resultado, passou o ano se esquivando com a ajuda da Câmara. Resumo 2025.
TARIFA ZERO, a questão da mobilidade urbana não está relacionada a grandes obras e mais estrutura viária, isso já é consenso no mundo, gera apenas mais tráfico e carros, a solução está em ampliar, melhorar e modernizar o TRANSPORTE COLETIVO (ÔNIBUS) com estudo de viabilidade do TARIFA ZERO (o mundo todo está implantando, com bons resultados), ampliação dos corredores exclusivos de ônibus, mais ciclovias, revitalização dos terminais urbano e entorno, etc…com tecnologia e inovação e qualidade e conforto. O Tarifa Zero amplia os negócios e melhora economia, melhora a saúde pública e saúde mental, melhora a segurança pública, a cultura e arrecadação de impostos. Hoje as prefeituras já subsidiam 50%, cobrando de forma errada, através do número de usuários e não a kilometragem rodada, muito melhor garantir o serviço público compensando através de um fundo multicanal (vale transporte, multas, área azul, novas taxas e formas de justiça tributária, onde quem ganha mais, paga mais) único caminho para aliviar o trânsito, melhorar o meio ambiente e levar as cidades para o futuro sustentável.
nenhum sistema de ônibus é mais sustentável, a tarifa dá conta de apenas 50% do custo no máximo, o modelo é ultrapassado, por isso o Brasil é o país com maior número de cidades com TARIFA ZERO do mundo, em todas as cidades que fizeram de forma planejada, inteligente e pactuada com todos atores (sociedade, empresas, vereadores, técnicos e universidades, empresas etc) deu muito certo, aumentou o número de usuários, aqueceu a economia, ampliou a arrecadação de impostos, aliviou o trânsito nas ruas, o meio ambiente ficou melhor, a segurança pública também, além da saúde pública (menos gente faltando consultas/procedimentos, mais gente tomando vacinas etc), BLUMENAU PRECISA REALIZAR UM ESTUDO DE VIABILIDADE EM PARCERIA COM A FURB, para analisar o melhor modelo, etapas e condições e objetivos para implantar o TARIFA ZERO!