Blumenau realiza ato contra o feminicídio e aumento da violência contra mulheres neste domingo

Imagem: divulgação

Diante da sequência de casos recentes de violência extrema contra mulheres em todo o país, movimentos e coletivos feministas de Blumenau realizam neste domingo (7) o ato “Mulheres Vivas”, integrando a mobilização nacional convocada por organizações feministas brasileiras. A mobilização acontece na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, com concentração às 15h e início do ato às 16h.

A ação pretende denunciar o aumento dos feminicídios no Brasil e a crescente sensação de insegurança entre mulheres. De acordo com a Pesquisa Nacional de Violência Contra a Mulher (DataSenado, 2025), 3,7 milhões de brasileiras sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar apenas este ano. O dado mais alarmante é que quase 60% dessas agressões ocorreram nos últimos seis meses, indicando agravamento do cenário. Além disso, o estudo revela que 40% das mulheres agredidas estavam acompanhadas de testemunhas que não intervieram, demonstrando grave omissão coletiva.

Santa Catarina registrou 152 feminicídios em 2025, número três vezes maior que a média nacional registrada por ano, além de ser o segundo estado com maior taxa de descumprimento de medidas protetivas. De acordo com dados oficiais deste ano do TJSC, a violência doméstica leva 600 mulheres por semana a recorrer à Justiça catarinense em busca de proteção.

O ato busca tanto visibilidade quanto solidariedade pública, reforçando a urgência de políticas de prevenção, proteção e responsabilização. “Não estamos falando apenas de estatísticas, mas de vidas interrompidas e de mulheres vivendo com medo dentro e fora de casa. Estar nas ruas neste domingo é afirmar que nossas vidas importam — e que não vamos aceitar a normalização da violência brutal”.

O evento contará com intervenção artística, incluindo varal simbólico de roupas e faixas contra a culpabilização da vítima, além de falas de mulheres representantes de coletivos e movimentos sociais. A depender do número de participantes e das questões de segurança, poderá haver marcha pela região central. A participação é aberta a todas as mulheres, bem como a apoiadores que desejem contribuir com a segurança e organização do ato.

Serviço

O quê: Ato “Mulheres Vivas” – Mobilização nacional contra o feminicídio
Quando: Domingo, 7 de dezembro – Concentração às 15h; início às 16h
Onde: Escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo – Centro, Blumenau
Organização: Coletivos e movimentos feministas do #8M Blumenau

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*