GAECO deflagra operação para investigar fraudes em secretaria municipal de Blumenau entre 2022 e 2024

Foto: MPSC

Na manhã desta quarta-feira (26/11), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagrou a Operação “Carga Oca”, em apoio à 14ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau. A ação resultou no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, em decisão expedida pela Vara Estadual de Organizações Criminosas. Durante as buscas, houve a apreensão de 50 mil dólares e 80 mil reais.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas residências dos investigados, da então Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana (SEURB) de Blumenau e nas sedes das empresas envolvidas, localizadas nos Municípios de Blumenau, Gaspar, Brusque e Pomerode, em observância às diretrizes estabelecidas no procedimento investigatório criminal em andamento.

As informações obtidas durante a investigação, também por intermédio de auditorias externas indicam a existência de associação ilícita entre empresários e servidores da então Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana (SEURB), no período de 2022 a 2024, com o objetivo de fraudar o fornecimento de material do tipo “macadame”, que é utilizado principalmente na construção de pavimentos rodoviários.

A apuração identificou indícios de simulação de entregas, manipulação de documentos e pagamentos indevidos envolvendo empresas e agentes públicos. Entre os investigados, constam um ex-gestor municipal da pasta, servidores públicos, empregados das empresas e empresários locais. Foram verificadas ainda possíveis práticas de ocultação patrimonial por intermédio de terceiros e movimentações financeiras irregulares, resultando em prejuízo estimado superior a R$ 3 milhões aos cofres públicos.

Ainda no âmbito da operação “Carga Oca”, foram suspensos os contratos administrativos firmados entre o município de Blumenau e as empresas investigadas. Além disso, dois servidores públicos foram afastados do exercício de suas funções.

Durante a operação, teve uma resistência armada, mas a situação foi rapidamente controlada pelos policiais do GAECO. O investigado acabou preso.

Operação “Carga Oca”

A expressão “Carga Oca” faz referência direta à principal fraude apurada: caminhões registrados como transportadores de material que, na prática, circulavam vazios ou sequer trafegavam, conforme demonstrado por imagens de monitoramento urbano e análise de documentos logísticos.

Os materiais de relevância investigativa apreendidos durante as diligências serão encaminhados à Polícia Científica, que realizará exames e emitirá os laudos periciais. Essas evidências serão analisadas pelo GAECO para dar prosseguimento as diligências investigativas, identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração de eventual rede criminosa.

A operação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, com vistas a preservação da cadeia de custódia no tocante as evidências arrecadadas de interesse investigativo.

As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

Em breve mais informações.

4 Comentário

  1. Comprovados os fatos os funcionários públicos deveria ser exonerados e presos .
    Estamos cansados de tanto roubo , é no governo Federal, no estadual e municipal.
    Por pessoas de má índole , o povo paga tudo dobrado para serviços péssimos , enriquecem as custas do nosso trabalho .
    Esperamos que consigam identificar a todos e punir de acordo com a lei .

  2. olá vocês não imaginam que tem de fraudes e de envolvimento com o crime

  3. Parabéns GAECO.
    O comissionado foi demitido.
    Mas,o o funcionário público foi afastado temporariamente por 180 dias, sem prejuízo do salário.deveria ter o mesmo tratamento do comissinado.fica recebendo em casa.e depois a comissão acaba levando anos para colocar na rua.Como aconteceu com o fiscal de obras e posturas,aposentou e ficou por isso.Uma vergonha.

  4. O seu comentário está aguardando moderação.
    Vocês estão fazendo Censura.
    ((((Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.)))
    Medo do Morais,por isso ele deita e rola .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*