A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou em segunda votação, na sessão desta quinta-feira, 18, o Projeto de Lei nº 9269/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de férias coletivas aos servidores públicos municipais entre 22 de dezembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026. A proposta recebeu a Emenda nº 1, de autoria da Mesa Diretora, que estende o período também aos servidores da Câmara de Blumenau.
Segundo o texto aprovado, a medida valerá para servidores do Município, autarquias e fundações, com exceção daqueles que atuam em serviços essenciais, que deverão cumprir escala diferenciada. O funcionamento mínimo das unidades administrativas deverá ser garantido pelos dirigentes responsáveis, respeitando as especificidades de cada setor.
O projeto estabelece ainda que os servidores que aderirem às férias coletivas terão 13 dias deduzidos do período aquisitivo anual. Já os servidores que integram os quadros da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) ficam excepcionados da nova regra. O projeto ainda precisa ser votado em redação final na Casa para então seguir para sanção do prefeito.
Fonte: PMB





Qual motivo existe para que servidores municipais tenham férias coletivas ?
A cidade não para neste período , mesmo que descontado, porque deixam a população a mercê de plantonistas ?
Como ficam as crianças cujos Pais tem que trabalhar nestes dias ? Cidades vizinhas já resolveram esta situação, Blumenau continua ignorando esta situação.
não recebi pagamento férias
Porque a cidade vira um deserto nessa época do ano. praticamente todo mundo viaja. Vc prefere que os funcionários peguem férias de 30 dias durante o ano no auge. Quando um médico pega 10 dias de férias no meio do ano já é um caos, vc prefere que seja 30 dias durante o ano e fiquem parados no Natal dentro dos ESF??? Rubens??
Respondendo a Leitora Ana , já que me citou .
Não, prefiro que a gestão da cidade programe corretamente as férias dos servidores como a iniciativa privada . A Iniciativa privada programa as férias dos seus colaboradores de modo que nenhum cliente fique sem atendimento , de forma que nos setores existam substitutos a altura, de forma que a empresa não pare em razão de férias dos colaboradores.
Lembrando a leitora Ana , que os munícipes são os clientes do poder público , pois é através do pagamento de nossos impostos que os servidores recebem seus salários e férias .
Faça esta mesma pergunta aos pais que trabalham neste período e ficam sem as creches , talvez tenha a resposta de sua pergunta .
Muitos setores da prefeitura podem usufruir das férias coletivas deixando um ou dois de plantão, mas existem setores na prefeitura que ao entrarem em férias coletivas deixam a população sem o atendimento prioritario, um dos exemplos são as creches .
Eu felizmente não dependo das creches da prefeitura , mas se me coloco no lugar dos pais que dependem.
Servidores públicos fecham as creches para fazerem junto com sindicatos assembleias , não estão preocupados com a população, mas na hora que são inquiridos sobre seus atos, dizem que é legal, que é direito , e o direito do cidadão , qual é ?