PT faz críticas à Prefeitura de Blumenau depois da confirmação da instalação da policlínica regional em Indaial

O PT de Blumenau e seus vereadores manifestaram-se sobre a notícia da confirmação da implantação da Policlínica Regional em Indaial. As críticas são direcionadas à administração Egidio Ferrari, que não priorizou a instalação em Blumenau.

Vale lembrar que a Prefeitura apresentou dois terrenos, que foram considerados inadequados. Depois não ofertou outro. A Prefeitura de Indaial depois ofereceu um, que foi aceito nesta quarta-feira. A estrutura será construída com recursos do governo federal, que também vai comprar os equipamentos, num investimento de R$ 30 milhões.

O vereador Jean Volpato lembrou que Blumenau teve mais de um ano para avançar na definição da área e não apresentou solução por falta de vontade política. “A população do Vale do Itajaí não pode ser prejudicada pela omissão da Prefeitura de Blumenau. Seguimos firmes em diálogo com o governo federal e estadual para garantir que a obra seja realizada e que os cidadãos tenham atendimento digno e especializado na saúde. Saúde não pode esperar.”

O colega Adriano Pereira foi na mesma linha. Disse que Indaial arrumou o terreno de forma muito rápida. “Já Blumenau teve um ano inteiro e não avançou por pura falta de vontade política. Importante é que o investimento sairá do papel e será no Vale do Itajaí, garantido pelo governo Lula.”

Em nota oficial, o diretório do PT diz que não é o primeiro investimento federal perdido pela Prefeitura, dizendo que se trata de uma sequência de retrocessos. Leia abaixo.

O Partido dos Trabalhadores de Blumenau vem a público manifestar profunda preocupação e indignação diante da perda da Policlínica Regional, que seria instalada em nossa cidade e representaria um avanço significativo para a saúde de toda a região.

Apesar de ter tido um ano de prazo para apresentar um terreno adequado, o governo municipal não cumpriu sua responsabilidade, permitindo que o município de Indaial, com agilidade e espírito público, garantisse a construção em seu território.

Reafirmamos que o argumento de que a Policlínica seria sustentada apenas por Blumenau é falso. O financiamento se daria pelo sistema tripartite – União, Estado e municípios da região – modelo que garante equilíbrio e viabilidade para a manutenção da unidade.

Este episódio não é isolado. Blumenau já perdeu: apartamentos do Minha Casa Minha Vida, a Casa de Parto, as UPAs 24h e agora a Policlínica Regional.

Trata-se de uma sequência de retrocessos que revelam a falta de vontade política da atual gestão municipal, colocando disputas partidárias acima das necessidades da população.

O PT Blumenau reafirma seu compromisso com a defesa do SUS, da saúde pública de qualidade e da boa gestão dos recursos públicos, cobrando do Executivo municipal mais responsabilidade e prioridade em relação às demandas da nossa cidade.

Por fim, parabenizamos o governo do presidente Lula por garantir que o investimento destinado à Policlínica será aplicado no Vale do Itajaí, beneficiando a população da região e reafirmando o compromisso do Governo Federal com a saúde e o bem-estar do povo brasileiro.

Blumenau, 17 de setembro de 2025
Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Blumenau

3 Comentário

  1. Bancada do PT precisa conhecer a região.
    Indaial fica no vale do Itajaí .
    Porque estão desmerecendo a cidade de Indaial ?

    Só narrativas e marketing politico da pior especie .

  2. Partindo do princípio que tudo o que esse partido defende, ser de interesse próprio ou dos companheiros, só o fato de alguém desse partido criticar essa possível decisão da prefeitura de Blumenau, já é motivo para ouvir o lado da prefeitura, que deve ter avaliado ser inviável fazê-lo de fato. Sim, posso dizer isso, pois uma vez em minha vida acreditei que um governante desse partido fosse fazer o certo e a decepção foi total, e a cada ano que passa, piora muito.

  3. Perdemos um grande aparelho de saúde. Espaço inovador, tecnológico, de grande porte. Infelizmente a saúde do munícipe é que vai sentir, no momento da doença. Vamos ter que nos deslocar para Indaial.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*