Pelos próximos dois anos (2025-2027), a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (Amabre) será presidida pelo administrador Edmilson Vieira. Ele sucederá o jornalista Giovani Vitória que comandou a entidade nos últimos quatro anos e agora ocupará a vice-presidência. A posse está marcada para próxima quarta-feira, dia 30, no auditório da SCI Sistemas, logo após o encerramento da Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores, programada para ocorrer no bairro, no mesmo local.
Com a participação de apenas uma chapa, denominada Viva o Bom Retiro, a escolha da nova diretoria da Amabre ocorreu na manhã do último sábado, nas dependências da SCI Sistemas. Além do presidente, os moradores do Bom Retiro referendaram outros 11 nomes da Chapa Viva o Bom Retiro: Vice-presidente, dois tesoureiros, dois secretários, três conselheiros fiscais titulares e mais três suplentes. Haverá uma renovação de 50% dos nomes que passarão a integrar a diretoria. A comissão eleitoral foi presidida pelo empresário Everton Marçal, assessorado pelas moradoras Lenir Alves e Olinda Lang, na função de secretaria. A União Blumenauense das Associações de Moradores (Uniblam) marcou presença com o presidente Gilmar de Souza e o dirigente Wilson Edson Pires.
Após a apuração do referendo, o presidente eleito agradeceu a participação dos moradores e reafirmou os compromissos da gestão em dar sequência e avançar nas ações desenvolvidas nos últimos quatro anos. “Vamos seguir buscando soluções e lutar pelos recursos para resolver antigos problemas do Bom Retiro”, assinalou Edmilson Vieira. Investimentos na infraestrutura viária do bairro, o desassoreamento e limpeza constante do ribeirão e córregos e a pavimentação das cinco ruas que ainda convivem com a poeira, são algumas das prioridades.
Eleito para o primeiro mandato em 2021, em plena pandemia, quando a Chapa Viver o Bom Retiro obteve 55% dos votos e posteriormente reeleito em chapa única, em 2023, o jornalista Giovani Vitória, editor do Viver Bom Retiro, o canal da comunicação do bairro, agradeceu os diretores que o acompanharam nos últimos quatro anos e aos moradores que passam a integrar a nova diretoria pela primeira vez. “Todos mostrando seu amor ao bairro onde vivem”.
Ao enumerar algumas conquistas, destacou o esforço de sua gestão para destravar o projeto e buscar os recursos necessários para construção da sonhada Área de Lazer Osni Amaro de Souza. “Foram 12 anos de espera desde a desapropriação do terreno e a elaboração do primeiro projeto. Desde a primeira eleição, em 2021, não medimos esforços até tornar esse sonho real”, contou.
Lembrou ainda o empenho para humanizar e manter limpo o bairro e o desenvolvimento de ações como o projeto Focinho Bom Retiro que castrou cerca de 35 pets (cães e gatos) do bairro, o início de um programa de destinação adequada do óleo doméstico, viabilizado graças ao apoio da Viacredi, por intermédio do Programa Valor Social – Ações que Fazem a Diferença.
Temos inúmeros desafios pela frente ainda, seguimos cobrando recursos de emendas parlamentares para pavimentar as cinco ruas que ainda comem poeira, ter uma solução definitiva para os alagamentos da rua Richard Holetz, de melhoria do sistema viário, a revitalização da Victor Hering, um novo asfalto para Hermann Hering e o Morro da Cia (Bruno Hering) e o desassoreamento do ribeirão e limpeza de suas margens com mais frequência e outras melhorias”, apontou.





Seja o primeiro a comentar