Envelhecimento da População LGBTQIAPN+: 7ª Parada do Orgulho acontece em agosto em Blumenau

Imagens: divulgação

A cidade de Blumenau realiza no domingo, dia 03 de agosto, a 7ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+, com concentração a partir das 15 horas na Praça da Prefeitura Municipal. Neste ano, o tema central do evento é “Envelhecer LGBTQIAPN+: Memória, Resistência e Futuro”, mesmo tema da Parada do Orgulho de SP deste ano, que busca chamar atenção para a invisibilidade, os desafios e a luta das pessoas idosas da comunidade LGBTQIAPN+.

A Parada é organizada pelo Instituto Mães do Amor em Defesa da Diversidade, com apoio de diversas entidades, empresas e coletivos e contará com trio elétrico, apresentações culturais, DJs, shows de dança, artistas drags, músicos e convidados especiais. Além disso, durante toda a semana que antecede o evento, será realizada a Semana Pré-Parada, com atividades culturais e de mobilização em diferentes espaços da cidade.

Neste ano, a Parada também inaugura oficialmente os títulos de Embaixadoras e Embaixadores do Orgulho LGBTQIAPN+, reconhecendo personalidades que têm contribuído de forma significativa para o fortalecimento da comunidade na região.

Homenagem e representatividade:

A homenageada de 2025 será a travesti Sheron Prado, figura histórica da luta trans no estado. Sheron representa a força de quem resistiu ao tempo, aos preconceitos e às exclusões, mantendo viva a memória, o orgulho e a dignidade de uma geração que abriu caminho para os direitos que hoje são celebrados.

Embaixadoras/es:

  • Beatrice Bento – mulher trans, Miss Universe Trans (SC e Brasil), ícone da representatividade e da beleza trans no país.
  • Bruna Hedler – artista e educadora bissexual, com forte atuação nas intersecções entre arte, sexualidade e ancestralidade indígena.
  • Vitor Moconan – homem gay, indígena Laklãnõ/Xokleng, aprovado para participar da COP 30 (Belém/2025), onde levará a pauta da diversidade e justiça climática.
  • Vinny Vieir – homem gay e negro, ativista da causa racial e LGBTQIA+, representante do evento Beleza Negra de Santa Catarina.

Por que falar sobre envelhecimento LGBTQIAPN+?

De acordo com o IBGE, em 2025 o Brasil terá mais de 31 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Apesar disso, as pessoas LGBTI+ idosas seguem invisibilizadas, enfrentando o abandono familiar, a solidão, a escassez de políticas públicas e a exclusão dos espaços sociais.

O tema da 7ª Parada busca romper com o tabu do envelhecimento LGBTI+, celebrando a vida, as trajetórias e as histórias de quem resistiu, e exigindo um futuro em que todos possam envelhecer com dignidade.

“Celebrar o orgulho LGBT+ também é honrar nossas filhas, filhos e filhes, e aqueles que abriram caminho da diversidade em SC. Envelhecer é uma conquista, mas, para muitas pessoas LGBTI+, ainda é um desafio marcado pelo silenciamento e pela ausência de políticas públicas. Lutar pelo envelhecimento com dignidade é lutar para que ninguém seja deixade para trás”, destaca a diretoria do Mães do Amor.

Programação

15horas – Concentração na Praça da Prefeitura de Blumenau com trio elétrico, atrações e falas de abertura

17horas – Caminhada pela Rua Martin Luther em direção ao AHOY! (Backstage)

19horas – Início dos shows e performances no palco do AHOY!

Atrações culturais com artistas locais, drags, DJs, shows de dança e performances que celebram a diversidade e a resistência.

Serviço

7ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Blumenau
Domingo, 03 de agosto de 2025
Praça da Prefeitura de Blumenau
Evento gratuito e aberto a todas as pessoas
Organização: Instituto Mães do Amor em Defesa da Diversidade

Fonte: ONG Mães do Amor

1 Comentário

  1. Domingo , 03 de Agosto , dia excelente para uma viagem a Nova Trento, visitar o Santuário da Madre Paulina , pessoa que em vida lutou pelos pobres ou tirar este dia para visitar asilo e hospitais , levando carinho e solidariedade as pessoas que precisam de amor .
    Dia 03 de Agosto , faça o seu melhor , ajude , ampare , seja um ser humano melhor.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*