O Sindilojas emitiu uma nota criticando a proposta do presidente da Câmara de Blumenau, Aílton de Souza, o Ito (PL), que quer sair do aluguel, indo para um prédio semi-abandonado no início do Bairro Garcia, pertencente a secretaria de Educação da Prefeitura de Blumenau, e abandonar o projeto de construir uma sede nova, no coração do Centro Histórico da cidade.
O terreno já está comprado, o projeto arquitetônico também e a proposta prevê a integração da natureza com a história de Blumenau, revitalizando aquela área. Foi maturado por quatro ex-presidentes, mas o atual decidiu pelo prédio do Garcia. Já conseguiu o aval jurídico da Procuradoria da Prefeitura, agora está na fase de definir como se dará a negociação e depois tem o mais desafiador, a reforma necessária em todo o prédio e o custo, ainda não levantado.
O presidente do Sindilojas, Emílio Schramm, é um dos idealizadores de iniciativas para revitalizar o centro da cidade e esteve à frente de todas as discussões. É ele que assina a nota do sindicato.
“Recebemos com preocupação a informação de que a Câmara Municipal de Blumenau pretende desistir da construção de sua sede própria no Centro Histórico da cidade. Consideramos essa decisão um equívoco, pois representa uma oportunidade perdida de valorizar uma área estratégica e carregada de significado histórico para Blumenau.
A instalação da sede no Centro Histórico, em um terreno já disponível, seria um passo importante para o fortalecimento da região, especialmente diante dos projetos de revitalização e da implantação do parque previsto para o local. Trata-se de um investimento que traria benefícios duradouros, não apenas para o Legislativo, mas para toda a cidade.
Reforçamos a importância de reavaliar essa decisão, priorizando o desenvolvimento do Centro Histórico e reconhecendo seu papel fundamental na identidade e no futuro de Blumenau.”





Seja o primeiro a comentar