Começou nesta segunda e segue até amanhã a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorre no auditório da Escola Técnica do SUS (Etsus) e conta com a participação de usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e de profissionais que atuam em órgãos governamentais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
O objetivo do evento é avaliar o Suas em âmbito municipal, estadual e federal, apontando os caminhos e as estratégias para o fortalecimento e defesa da Política de Assistência Social para a melhoria das condições de vida, emancipação e protagonismo dos usuários.
“Na conferência deste ano celebramos um marco tão importante, os 20 anos do Suas. Esta é a oportunidade de pensarmos juntos em propostas que visem a melhoria das condições de vida, emancipação e protagonismo dos usuários. Sempre focando em propostas que sejam reais de serem realizadas”, comenta o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo.
O tema da Conferência é “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”. Para aprofundar a discussão, a temática foi dividida em cinco eixos:
Eixo 1 – Universalização do Suas: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades.
Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do Suas: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional.
Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Suas.
Eixo 4 – Gestão Democrática, informação no Suas e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no Suas.
Eixo 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do Suas.
Na conferência são elaboradas propostas para as instâncias municipal, estadual e federal acerca das políticas públicas para as pessoas idosas. Essas propostas serão enviadas para a Conferência Estadual e posteriormente irão para a Conferência Federal.
Fonte: da redação, com informações da PMB





Seja o primeiro a comentar