Prefeitos do Vale Europeu aguardam 72% dos investimentos prometidos pelo Governo passado

Lideranças políticas do Vale Europeu se reuniram com o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, para tratar de investimentos estratégicos na região. A informação do encontro foi antecipada pelo Informe Blumenau. A agenda ocorreu nesta segunda-feira, 13, e foi articulada pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD).

Também participaram da ocasião o deputado Egídio Ferrari (PTB) e prefeitos e representantes de nove municípios (Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó). Os deputados Ivan Naatz (PL)  e Marcos da Rosa (União) foram convidados, mas cumpriram outra agenda.

No encontro, a comitiva entregou um relatório técnico com um levantamento de obras que foram pactuadas junto ao Governo do Estado na gestão anterior, do ex-governador Carlos Moisés, a maior parte delas no âmbito do Plano 1000.

De acordo com o documento, que apresenta exclusivamente as obras já iniciadas e com primeiras parcelas repassadas, os compromissos assumidos pelo Estado envolvem um investimento de R$ 259 milhões na região. Deste montante, R$ 185 milhões ainda estão pendentes de pagamento, o que corresponde a 72% do total.

Atualmente, os repasses dos valores estão suspensos por questões administrativas, em virtude da mudança de governo, e legais, por força de uma decisão do Ministério Público de Santa Catarina. Como consequência, prefeitos relatam que estão tendo que paralisar frentes de trabalho e demonstram preocupação com os prejuízos decorrentes de possíveis depreciações.

Os recursos, sejam do Plano 1000 ou de convênios, foram prometidos pelo ex-governador Carlos Moisés (Republicanos), mas é um compromisso do Governo, afinal ele tinha a caneta e quem vem depois tem a responsabilidade de honrar.

Após ouvir as reivindicações de cada município, o secretário Cleverson sinalizou que o governador Jorginho Mello (PL) pretende honrar os compromissos. O titular da Fazenda informou que trabalha na elaboração de um cronograma de desembolsos, o qual deve ser apresentado em março.

O prefeito de Ascurra, Arão Josino (PSD), saiu otimista do encontro. Disse que o secretário Cleverson foi transparente, prático e direto e que teria garantido aos prefeitos que era um compromisso do governador Jorginho Mello (PL) cumprir o que já está encaminhado pelo Governo do Estado.

O prefeito de Indaial, André Moser (PSDB), saiu com o mesmo sentimento. Entende que o Governo está processando as informações e acredita na sinalização de que até março o secretário apresente uma proposta. “Saio feliz pois vi uma mobilização dos presentes em torno da ligação Indaial-Ascurra, uma obra vital para o Estado pois vai ajudar a desafogar um trecho importante da BR 470”, afirmou.

Para o deputado Napoleão, o resultado do encontro foi positivo e traz a perspectiva de que o impasse seja equacionado gradualmente. “O secretário Cleverson foi muito solícito e compreendeu a angústia dos prefeitos. São obras de grande vulto e importância para o desenvolvimento urbano e social do Vale Europeu. Continuarei auxiliando os municípios e acompanhando de perto o desenrolar dessa situação”, afirmou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*