Confira as medidas anunciadas pela Prefeitura de Blumenau para minimizar a nova onda de Coronavírus

Foto: Karolina Bonin/PMB

Na tarde desta quarta-feira, 5, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e a vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB), que antecipou o final das férias, se reuniram com representantes da Secretaria de Promoção da Saúde para definir ações de reforço no enfrentamento à pandemia de Covid-19. O prefeito também anunciou que não entrará em férias a partir do dia 17, como estava previsto.

Hildebrandt também solicitou à equipe da saúde que os servidores da pasta que estão em férias também tenham o recesso suspenso e retornem aos postos de trabalho, ampliando o atendimento à população.

Outra orientação foi em relação à reestruturação dos leitos de UTI nos Hospitais da cidade. A meta é garantir que todos os leitos disponíveis estejam ativados e em condições de atender os pacientes em caso de aumento da demanda.o”, explica Hildebrandt.

Uma novidade discutida durante a reunião foi a ampliação da testagem para pacientes que não apresentam sintomas da Covid-19. A idéia é fazer uma mostra para identificar pacientes contaminados, mas que não identificaram indícios de Coronavírus. A testagem está prevista para acontecer nos Terminais Fonte e Aterro, a partir da próxima semana. Os moldes para testagem ainda serão definidos.

A partir desta quinta-feira, dia 6, a Secretaria da Saúde fará uma nova ampliação no número de unidades que oferecerão a dose de reforço contra a Covid-19. As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) Walter Reiter, na Velha, e Hasso Müller, no Tribess, se juntarão a outras 12 ESFs e aos sete Ambulatórios Gerais (AGs) para aplicar a terceira dose.

As salas de vacina das 14 unidades de Estratégia Saúde da Família vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, com breve pausa no período do almoço. Já os sete AGs estão realizando a aplicação do reforço em dias úteis em horário estendido, das 8h às 20h, com distribuição de senhas até 19h.

A partir desta quinta-feira a noite, se o sistema da prefeitura funcionar, volta a necessidade de agendamento para vacinas, mas apenas para aqueles que buscam a dose de reforço. Há um entendimento que a antecipação da terceira dose também contribuiu com  a sobrecarga nos ambulatórios. A aplicação da primeira e segunda dose não sofrerá nenhum tipo de alteração, ou seja, continuará sendo feita sem necessidade de agendamento prévio.

Outra medida, já anunciada pelo Informe Blumenau, foi o cancelamento da Sommerfest, prevista para começar na semana que vem. Leia aqui

 

1 Comentário

  1. Era previsto o aumento de casos em Janeiro ….a população brasileira simplesmente esqueceu o COVID no final do ano ….praias lotadas , bares lotados, parques lotados e na sua maioria sem o minimo de cuidado ……agora não adianta reclamar .Não fui a praia , não fui a parques , não fui em bares , cuidei da minha familia , mas tenho certeza que muitos poucos tomaram a mesma decisão , mas agora estamos expostos a falta de cuidado dos outros ….Brasil , povo brasileiro , gestores públicos não reclamem , eu posso reclamar , tomei todos os cuidados .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*