4º Festival Esportivo acontece em Gaspar

Foto: Comunicação PMG

Marcada por uma época de transição, a pré-adolescência tem como característica o desenvolvimento físico, hormonal e social da criança. Por conta dessas mudanças, a prática de alguma atividade física é essencial nessa idade e ajuda com a sua evolução física e cognitiva. Visando o bem-estar das crianças gasparenses, o Festival Esportivo de Gaspar está em sua 4ª edição reunindo pré-adolescentes do 4º e 5º ano de redes municipais de educação durante os dias 2, 3 e 4 de julho.

Os três dias de competição serão recheados de atividades no período matutino e vespertino. O festival acontecerá no Ginásio Prefeito João dos Santos e reunirá cerca de 600 alunos de 14 unidades do município. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Gaspar, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação – SEMED e a Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL.

Ao todo serão seis atividades por período com o tempo máximo de dez minutos para serem executadas, envolvendo corrida com obstáculos, arremesso de bola no alvo, slackline, corrida de velocidade, lance livre e salto em distância. As atividades se baseiam em brincadeiras, tornando as práticas desportivas mais divertidas e ajudando a despertar na criança o gosto pelo esporte de uma maneira recreativa.

Segundo Zilma Mônica Sansão Benevenutti, secretária municipal de Educação, o festival serve para gerar a integração dessas crianças ampliando as possibilidades do desenvolvimento esportivo dela dentro da ambiente escolar. “Temos anualmente os jogos escolares, mas nós queremos, com essa iniciativa, que a criança se envolva com atividades esportivas ainda mais cedo”, comenta a secretária.

Zilma ressalta que a receptividade das crianças com esse festival é muito grande e elas sempre esperam muito por esses momentos. “Essas atividades desenvolvem o físico e o cognitivo da criança, mas também queremos que elas cultivem o espírito de liderança, participação, lazer e a competição. Trabalhando o individual, mas também o espírito coletivo nelas”, declara.

O festival reúne atividades lúdicas, que envolvem jogos e brincadeiras. E para o encarregado pela gestão da Secretaria de Educação, Waldemar de Carvalho, a própria criança é o protagonista nesse momento. “Nosso objetivo maior é fortalecer a relação da criança entre o conhecimento e as habilidades no esporte, pois trabalhamos a coordenação, equilíbrio, o protagonismo e a questão do respeito entre os participantes”, afirma.

Todos os alunos se envolverão com as atividades e a classificação é individual e por prova, considerando todos os resultados. O evento também é uma oportunidade para os professores de educação física ampliarem seus conhcecimentos. “Os profissionais de educação física podem trocar experiência e adquirirem novas conhecimento para que possam recriar essas atividades em suas aulas”, finaliza a secretaria que acredita que essas práticas podem e devem ser reproduzidas.

Os alunos são identificados por pulseiras, fornecidas por uma parceria com a Superintendência de Comunicação, que ajudam na identificação e na organização do evento. O transporte e a premiação são oferecidos pela SEMED.

Fonte: Comunicação PMG

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta