4ª Temporada do Cena Catarina em Blumenau tem apresentações de 26 e 29 de março

Foto: Elaine Fernandes/divulgação
De 26 a 29 de março, o Cena Catarina, projeto cultural da Cia Carona de Blumenau, estará de volta, com sua 4º Temporada. Esta é a última programação de apresentações teatrais da primeira edição do projeto, lançado em julho de 2023, com temporadas em setembro, outubro e novembro daquele ano.

O Cena Catarina abraça exclusivamente a produção teatral de artistas do Estado, viabilizando apresentações, formações e também seleção de grupos, chamados de nucleados, que ganham acesso à estrutura da Cia Carona e do Teatro Carlos Gomes para desenvolver ainda mais seus projetos.

“A ideia é principalmente reunir grupos para que possam mostrar os seus trabalhos ao público de forma gratuita e dar visibilidade e espaço para o que tem sido produzido em Santa Catarina, ofertando também a formação por meio de oficinas e palestras incluídas em toda a programação”, destaca o diretor e ator James Beck.

Nesta 4º temporada, serão apresentados espetáculos de grupos nucleados da Carona e espetáculos do repertório da própria companhia.

O Cena Catarina é um projeto cultural realizado pela Cia Carona, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Cena Catarina conta com o incentivo de Altenburg, Cartondruck, Rede Top Supermercados, Silmaq, Tirol e Volvo Dicave

Confira a Programação

A programação é totalmente gratuita. Para prestigiar os espetáculos basta retirar os ingressos a partir de uma hora antes no local da apresentação. A palestra será aberta ao público sem necessidade de ingresso e as inscrições para a oficina serão através do link disponível no site ciacarona.com.br

Terça-feira, dia 26 de março
Espetáculo Como Nasceu A Alegria, de Cia Carona
Às 15h e às 19h30, no Palco do Grande Auditório Auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes
Tempo de 40 minutos com Classificação Indicativa 5+
Sinopse: A terra era um jardim maravilhoso. Flores havia aos milhares. Todas igualmente belas, vaidosas e infelizes. Nesse mundo de beleza infeliz, a “florinha”, ao nascer, corta uma de suas pétalas. Isso não a incomoda e ela vive bem com sua pétala partida. Até notar que as outras flores a olham com olhos espantados. E percebe, então, que é diferente.
Quarta-feira, dia 27 de março

Espetáculo GIZ – uma experimentação cênica de Dengo, de Cia Dengo
Às 19h30, no Palco do Grande Auditório Auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes
Tempo de 40 minutos e Classificação Indicativa Livre
Sinopse: Três crianças brincam na praça da esquina. Entre brincadeiras e conversas compartilham entre si, o medo e a alegria de crescer em uma sociedade que evidencia as diferenças entre os que têm e os que não tem. As marcas deixadas pela passagem do tempo que não volta, surpreendem os pequenos moradores da Rua Benguela.

Espetáculo Os Amantes – Tragédia Sonora Quase Romântica, de Cia Divalhaças
Às 20h30min, no Pequeno Auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes
Tempo de 80 minutos e Classificação Indicativa 16+
Sinopse: Quando o amor não cabe no peito ele salta garganta afora. Neste espetáculo musiclown os Palhaços Rouse Lopes e Tutulio irão embalar os corações da plateia. Tudo acompanhado pelas notas musicais do Pianista Rodrigo Tranquilo, enquanto histórias são contadas e cantadas. Uma tragédia sonora quase romântica que transpassa as nuances do amar, igual a flecha que atravessa corações. Um espetáculo brega, boêmio e sonoramente tragicômico.
Quinta-feira, dia 28 de março

Palestra Tecnologias Digitais e Artes Cênicas, por Leandro Maman, da Eranos Círculo de Arte, de Itajaí
Às 18h30, da Sala Superior A, do Teatro Carlos Gomes
Tempo de 60 minutos e Classificação Indicativa 14+
Sinopse: Fazemos parte de uma geração que está presenciando a transição das tecnologias analógicas para as digitais, levando a humanidade para novos paradigmas. Como estas novas tecnologias se relacionam com as artes cênicas? Esta palestra trará reflexões e estudos de caso sobre este tema.

Espetáculo [In]Fixo, de Cia Movin
Às 19h30, no Pequeno Auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes
Tempo de 45 minutos e Classificação Indicativa 12+
Sinopse: [In]fixo: adjetivo que indica algo “que não é fixo”,” inseguro, instável”.
Como funciona no nosso corpo a transformação constante? A mutabilidade da
existência, o ditado “nada é fixo nem permanente”…
Como transitamos sendo essência e mudança a cada hora? Temos uma realidade
ou várias coexistindo?
Do monocromático à cor.
Da solidão à multidão.
Da certeza à dúvida.
Transitando na Vulnerabilidade
Transitando na incerteza
Transitando na complexidade
Transitando na ambiguidade, entre tantas possibilidades

Espetáculo Alguns Corpos, de Núcleo de Extensão Carona Escola de Teatro
Às 20h30, no Palco do Grande Auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes
Tempo de 60 minutos e Classificação Indicativa 14+
Sinopse: Alguns corpos nascem e até morrerem representam muitos papéis. Alguns corpos são homenageados após a morte. Outros corpos são desprezados ao nascer. Alguns corpos são arrebatados pela incompreensão e pela violência de outros corpos em relação a suas existências. Alguns corpos se reconhecem ao perceber outros corpos. Alguns corpos se reúnem em um ritual artístico. Quais corpos são convidados a entrar na cena das nossas vidas? Que corpos escolhemos amar?
Sexta-feira, dia 29 de março

Oficina Corpos Em Experiência: percepção, consciência e expressão, por Karina Collaço, Loren Fischer e Monica Siedler, de Florianópolis
Às 13h30, na Sala Superior B do Teatro Carlos Gomes
Tempo 240 minutos e Classificação Indicativa 16+
Sinopse: Trata-se de um laboratório de investigação a partir da experiência do corpo em movimento, com o intuito de estimular a pesquisa,  improvisação e sensibilização para a criação de um “corpo coletivo”, despertando capacidades de reinvenção de presença e relação. Como deixar-se a serviço da experimentação?
Serão 15 vagas.

Espetáculo A Segunda Eva, de Cia Carona de Teatro
Às 20h30, no Salão Centenário, do Teatro Carlos Gomes
Tempo de 70 minutos e Classificação Indicativa 18+
Bar do Salão estará aberto antes para confraternização do público
Sinopse: Eva é ela, a drag, a rainha, a deusa. Ela é livre e, sendo livre, pode ser muitas. Eva ri de si mesma, ri da sociedade hipócrita e intolerante que nos cerca, ri das pessoas e faz as pessoas rirem. Sozinha no meio do público, sob luzes e roupas extravagantes, ela também chora. Mas jamais abdica da diversão e da afetividade. Assim como ela não é a primeira, o mundo também pode se tornar um segundo mundo. Mais divertido. Mais tolerante. Mais colorido. É nisso que A Segunda Eva acredita.

Sarau Eva Convida + Karaokê
Às 22h, no Salão Centenário do Teatro Carlos Gomes
Classificação Indicativa 18+
Para encerrar o Cena Catarina, as artistas Sheron Dávila, Glória Godiva, Ana Russi com Alice Glam e Sarah D Montserrat, convidadas por Eva Pepper, trazem sua graça e sua arte para o Sarau onde a plateia também é convidada a brilhar num karaokê aberto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*