A posse de Jair Bolsonaro

Respaldado por mais de 57 milhões de eleitores, Jair Bolsonaro (PSL) tomará posse como o 38º presidente da República do Brasil no primeiro dia de 2019, em um ato cujo o aparato de segurança será sem precedentes. Cerca de 500 mil pessoas são esperada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O evento de posse envolve várias cerimônias e protocolos.

Cronograma

14h: o presidente eleito sai da Granja do Torto com destino à Catedral Metropolitana de Brasília, onde encontrará o seu vice, general Hamilton Mourão. Sem a definição se usarão carros abertos, os dois seguem em carros separados até o Congresso Nacional.

14h50: em um rápido cortejo, que deve durar 15 minutos, Bolsonaro, sua esposa Michelle, Mourão e sua esposa Paula, serão recebidos pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), e pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Também presentes, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge e outros líderes políticos.

15h: a posse oficial acontece na Câmara dos Deputados, em uma sessão solene, fechada para convidados e conduzida por Eunício Oliveira. Às 16h, o Hino Nacional é tocado pela Banda de Fuzileiros Navais, e então o presidente e o vice-presidente serão considerados empossados.

16h20: já empossado, Bolsonaro desfilará em direção ao Palácio do Planalto. No trajeto, o tradicional disparo de 21 tiros de canhão e o desfile das tropas do Exército Brasileiro. Subindo a rampa, o novo presidente será recebido por Michel Temer para a entrega da faixa presidencial.

16h30: em seguida à entrega da faixa presidencial, Bolsonaro fará seu primeiro discurso como presidente empossado. Neste momento, a sua equipe, com todos os ministros também será empossada. Etapa que será encerrada com a foto oficial no Salão Oeste.

18h25: finalizando o dia da posse, um coquetel acontece no Palácio do Itamaraty com a presença de aproximadamente 2,5 mil convidados, entre eles, autoridades nacionais e representantes de outros países.

1 Comentário

Deixe uma resposta