Viva a cultura e a educação

Imagem: tela do artista plástico Roy Kellermann

Mário Hildebrandt

Prefeito de Blumenau PSB

 

Neste dia 25 de Julho, quando celebramos a Imigração Alemã no Brasil, a Prefeitura de Blumenau realizará pelo segundo ano consecutivo a transferência simbólica da Administração Municipal para o prédio histórico da Fundação Cultural. A medida solene foi instituída pela Lei Municipal 8416/2017 para consolidar as ações de descentralização administrativa e também para fortalecer as pautas do segmento e priorizar medidas governamentais de fomento a cultura, a história e também a educação pública. Por isso, temos a honra de dar continuidade a este projeto.

Durante esta manhã especial iremos oficializar uma série de ações que valorizam a cultura. Um delas é a criação de duas unidades de ensino bilíngües, ofertando aulas em alemão e em inglês, com ensino municipal público, gratuito e de qualidade. A primeira instituição a receber esta ação, que é considerada inédita na região, é a Escola Municipal Erich Klabunde, que está localizada no Braço do Sul, Distrito da Vila Itoupava. A unidade oferecerá, a partir de 2019, aulas de alemão do 1º ao 5º ano. Já em 2020, todas as turmas do Ensino Fundamental da escola terão à disposição o idioma. Para isso, a escola será ampliada e o número de turmas estendido. A segunda a ofertar o ensino bilíngue com disciplinas lecionadas na língua inglesa será a Escola Municipal Professor Fernando Ostermann, na Rua Otto Stutzer, no bairro Boa Vista. Não basta ter o alemão em nosso sobrenome ou nossa história. É preciso que o tenhamos em nosso dia-a-dia e a escola bilíngue trará isso, além de incentivar e dar mais oportunidades aos nossos jovens no mercado de trabalho, em especial no setor de Tecnologia da Informação. O inglês é a língua universal e o alemão é parte extremamente importante em nossa história.

Além dessas ações, anunciaremos outras medidas, como a ampliação do programa Blumenau Conecta em diversos pontos da Cidade; a entrega da iluminação da fachada da sede da FCBlu; a adoção de praças públicas no centro histórico dentro do projeto Cidade Jardim e a homologação da obra de reforma do auditório Carlos Jardim.

São decisões corajosas, concretas, que visam promover avanços irreversíveis por toda a nossa Blumenau e que continuam o grande e importante projeto de valorização da nossa cultura e da nossa história. E nada melhor do que o palco da antiga Prefeitura, que é a Fundação Cultural, para que isso aconteça.

1 Comentário

  1. Como ele vai fazer isso, já falta professor de alemão tem escola faltando esse profissional!
    No papel é fácil, na propaganda é lindo, mais no dia a dia a coisa não funciona tão maravilhosamente!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*