Último fim de semana antes do Natal sem ônibus em Blumenau

Foto: Fabrício Theophilo/informe Blumenau

Foi uma sexta-feira triste para Blumenau, mais uma sexta-feira de caos no transporte coletivo. Assim como há duas semanas,  o sistema entrou em colapso. E de quem é responsabilidade ?

A partir das 11 horas os ônibus começaram a ser recolhidos para as garagens. Passageiros eram deixados do lado de fora nos terminais e muitos não conseguiram prosseguir para o destino. A ordem partiu das três empresas do Consórcio Siga, com medo do que pudesse acontecer na manifestação dos trabalhadores, anunciada para a partir do meio dia.

Azar da população.  Mais uma vez.

Foi o segundo revez no planejamento do Sindetranscol no dia. O primeira, cerca de duas horas antes, foi a liminar da Justiça à medida cautelar impetrada pela Prefeitura, impedindo um anunciado bloqueio no trânsito na região central da cidade.

Foram situações não previstas, mas bem melhor para os trabalhadores, no meu ponto de vista. Não começaram a paralisação e deixaram de lado a bobagem de cometer uma ilegalidade que seria largar um monte de ônibus em via pública.

E ganharam mais discurso para manter a decisão de  greve no transporte coletivo até o recebimento do décimo terceiro salário, durante assembleia da categoria em frente à Prefeitura nesta tarde.  A data acertada em convenção para as empresas pagarem é 15 de dezembro, ou seja, já se foram quatro dias e nada.  Os trabalhadores saíram em passeata pela Sete e XV.

O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) foi alvo de críticas e chacotas e o ex-prefeito João Paulo Kleinübing (PSD) também foi lembrado por aqueles que fizeram uso do microfone. São os dois últimos representantes legais do “Poder Concedente”.

Das três empresas, apenas uma apresentou uma proposta para pagar o direito dos trabalhadores. A Rodovel pediu para parcelar até março o pagamento do décimo terceiro salário, rejeitada pelos trabalhadores. Glória e Verde Vale nem se deram o trabalho de falar algo.

A Prefeitura pouco se manifestou. O comunicado oficial limitou-se a liberação dos corredores de ônibus por todos veículos. Só.

No último fim de semana antes do Natal, portanto o mais concorrido, com muita gente recebendo a segunda parte do décimo terceiro salário, menos os trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau, temos uma paralisação total no serviço.

Blumenau merece mais respeito.

Encerro com a foto que tirei no Terminal da Fortaleza, cerca de 11h30 desta sexta-feira. Passageiros deixados na rua para os ônibus serem recolhidos à garagem.

Fotos: Alexandre Gonçalves / Informe Blumenau
Fotos: Alexandre Gonçalves / Informe Blumenau

1 Comentário

  1. Empresas sem vergonha… Tem que acabar com isso mesmo… Mas pior ainda é o sindicato, até pq no Brasil só serve pra interesse político.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*