TV Informe: GAECO de Blumenau desmantela quadrilha de estelionatários “virtuais”

Foto: Informe Blumenau

Foi a primeira operação exclusiva do GAECO de Blumenau. Instalado em dezembro se 2016, é uma força especial de combate ao crime organizado comandada pelo Ministério Público, com auxilio de agentes da PM e polícia Civil.

Foto: Informe Blumenau

Nesta terça-feira desmantelou uma quadrilha que criava lojas virtuais e engambelou milhares de pessoas em todo o país, com a base no Vale do Itajaí. Prenderam 15 pessoas, em operações realizadas em oito cidades: Blumenau, Ilhota, Gaspar, Rio dos Cedros, Jarágua do Sul, Joinville, Piçarras e Barra Velha.

Duas pessoas escaparam, justamente os cabeças do esquema, Tiago Haveroth e a esposa Vanessa Rodrigues Pontes, moradores de Ilhota, que são considerados foragidos.

PS: Algumas horas depois da entrevista, o promotor Odair Tramontin entrou em contato para comunicar a prisão do casal pela Polícia Rodoviária Federal na BR 101. 

Todos os criminosos são jovens, com idades entre 19 e 24 anos, e gostavam de ostentar a riqueza, nas redes pessoais e redes sociais. Atuavam desde 2013.

Vão responder pelos crimes de estelionato e organização criminosa.

Abriam lojas físicas para tirar foto na internet, faziam simulações de “propagandas” e deram um desfalque estimado entre R$ 10 e R$ 15 milhões, de acordo com o responsável pelo GAECO, promotor Odair Tramontin.

Vendiam de tudo. Desde eletrônicos até pneus de caminhão, mas nunca entregavam as mercadorias. Quando começavam as reclamações, “fechavam” as lojas e abriam outras. O promotor citou o nome de várias lojas de fachadas e algumas geram confusão, por serem nomes conhecidos, como Ipiranga Ofertas, Mercadão Eletrônico e Floripa Compras.

Confira a fala do promotor e dos responsáveis pela PM e Civil que atuam no órgão.

 

2 Comentário

  1. Como diz o ditado quando a esmola e demais o santo desconfia. Tive cliente que caiu na fraude de uma destas lojas. Orcei um computador em 1500 e ele me informou que conseguiu a mesma maquina a 600, falei que infelismente nao conseguia aquele valor. Foi la e comprou porem nunca chegou!!

  2. Parabéns a todos os membros da GAECO pelo sucesso nas investigações, e as demais forças de segurança envolvidas quando da prisão destes larápios.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*