Turismo e memória afetiva: uma combinação de sabor e sucesso

 Aloisio Salomon

analista do Sebrae Vale do Itajaí

 

O sabor inconfundível e o aroma que só as panelas da cozinha de casa eram capazes de produzir deixam em qualquer pessoa mais do que nostalgia. A memória afetiva, quando relacionada à gastronomia não nos deixa mentir: podem passar anos, mas aquele prato que fez parte da nossa infância vai continuar sendo melhor do que qualquer outra receita que possamos experimentar.

E é justamente por conta das boas lembranças que o Sebrae/SC desenvolveu o projeto Food Experience. Através de ações coordenadas por especialistas no setor e pela equipe da entidade, queremos reforçar a experiência do turista ao experimentar pratos da região. Em Pomerode, o projeto já está em execução e tem auxiliado os empreendedores a resgatar ingredientes e modos de preparo típicos dos imigrantes germânicos.

Por lá, mais do que oferecer pratos diferentes, o objetivo é dar ao turista a oportunidade de, através de oficinas, cursos e visitas que mostrem os primeiros passos para a produção de um prato típico.

No turismo de experiência, mais do que descobrir um novo sabor, o visitante pode ainda conhecer a fundo e criar um laço de respeito com a região que está conhecendo. Pode desbravar novos modos de preparo e levar consigo uma lembrança que será ativada toda vez que tiver a oportunidade de experimentar determinado prato.

Mais que isso, o Food Experience se propõe a apoiar o empreendedor local, que tem na tradição a sua fonte de renda. Pousadas, restaurantes e quem estiver ligado de alguma forma às experiências gastronômicas que ajudam a definir Pomerode como a cidade acolhedora que é, fazem parte do projeto. A cada mês, tem a chance de descobrir mais sobre o que produzem, os sabores que podem resgatar e as memórias que cada um deles produz e resgata.

O gastronomia como experiência turística, para o Sebrae, vai além de uma oportunidade de reviver o legado dos imigrantes. É fonte de renda, de reinvenção e de crescimento. Que juntos, estamos construindo para a nossa região.

 

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta