Transpor a barreira das diferenças, incluindo nossas crianças na rede regular de ensino

Arte: site www.partes.com.br

Opinião aviso artigos terceiros

jefferson forest artigo

Jefferson Forest

vereador, Líder da bancada do PT na Câmara de Vereadores de Blumenau.

 

“Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo” (FREIRE, Paulo, 1999, p.11 O)

Candidatos quando estão em campanha dizem que: “A educação será a prioridade”, a Presidenta Dilma (PT), por sua vez, em seu discurso de posse ressalta: “Brasil, Pátria Educadora”, declarando que os royalties da exploração do pré-sal, devem ser destinados à melhoria da educação pública no nosso país, no entanto corta R$ 10,5 bilhões do orçamento destinado a educação em 2016.

No Paraná, o governador Beto Richa (PSDB) manda a polícia bater em professores como se bandidos fossem, em São Paulo o governador Geraldo Alckmin (PSDB) manda fechar quase cem escolas, em Santa Catarina o governador Raimundo Colombo (PSD) destrói a carreira do magistério e não quer pagar o reajuste do piso nacional dos professores e em Blumenau o Prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) reduz o atendimento de período integral às nossas crianças do CEI.

Diante de toda esse regressão e descaso com a educação, comemora-se com o início do fim de semana a vitória dos pais que conseguiram garantir que seus filhos, com necessidades especiais, fossem incluídos na rede regular de ensino.

Há que ressaltar que a Educação inclusiva não compreende apenas a inserção física de nossas crianças no ambiente educacional, mas também a adequação no sistema educacional de atendimento e acolhimento do aluno, isso porque nossas crianças não devem e não são hegemonizadas.

O Respeito à diversidade e as diferenças que apresentam, é essencial para esse processo de inclusão, já tardio e necessário.

Não podemos admitir um sistema educacional que segregue os diferentes.

Viva as Camilles, os Eduardos, As Isabelas, os Victors, Viva as nossas crianças tão diversas, que devem ser acolhidas pelo sistema educacional da rede regular de ensino, com amor e carinho.

Arte: site www.partes.com.br
Arte: site www.partes.com.br

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*