Seis filmes para você se inspirar na volta as aulas! – Gaspacho para todos

Coluna Gaspacho para todos por:
MARTA BROD
jornalista e professora universitária

Marcelo Camelo, um dos vocalistas da banda Los Hermanos (R.I.P.), lá em 2001 já entoava aquela que seria a música da quarta-feira de cinzas da maioria dos foliões: “Todo o carnaval tem seu fim”. Sim, porque curtir os prazeres da festa – e da carne – é muito bom, mas voltar a rotina é preciso! Ainda mais em terras brasileiras onde a vida realmente só começa depois do carnaval, não é mesmo?!

Eu me lembro que, quando criança, a única motivação que eu tinha no mês de fevereiro era a volta as aulas. Aquele cheiro de material novo, os lápis coloridos, cadernos encapados e os novos professores. Já na faculdade voltar às aulas era um suplício, pois significava o retorno do caminho para a vida adulta. Porém, tinha suas vantagens: rever os amigos e compartilhar histórias divertidas das longas férias.

Pensando nesse emaranhado escolar/acadêmico resolvi separar seis filmes que tenham a temática educação e volta as aulas. Tem filme divertido, emocionante e inspirador. Confira:

Clube dos Cinco (1985)

Porque clássico nunca saí da moda. Esse filme marcou uma geração de jovens e adolescentes que enxergaram as suas vidas representadas nos cinco personagens principais dessa história. Andrew, Allison, John, Brian e Claire ficam detidos durante um sábado inteiro por mau comportamento. Para se livrarem do “castigo” os adolescentes precisam escrever um texto com mais de mil palavras com o tema: o que eu penso sobre mim. Tenso, não é? Apesar das diferenças ideológicas, os cinco adolescentes acabam se conhecendo e tornando-se amigos. Veja o trailer:

gaspacho-clubedoscinco

Escritores da Liberdade (2007)

Durante um ano e meio eu trabalhei em uma locadora e esse era um dos filmes que mais tinha saída. Professores costumavam dizer que esse filme deveria constar na grade curricular das escolas. Depois de assistir compreendi o que tudo isso significava. Baseado em fatos reais, Escritores da Liberdade conta a história de uma professora que luta para defender seus ideais e tenta combater um sistema educacional precário. Através de relatos de guerra, ela ensina aos seus alunos a importância da disciplina e tolerância e faz com que toda a comunidade se envolva na reforma educacional que ela propõe. Confirma o trailer:

gaspacho-escritoresdaliberdade

Community (2009)

É claro que eu não poderia deixar de incluir nessa lista uma série. Cheias de referências de cultura pop, Community conta a história de Jeff Winger um advogado que tenta recuperar seu diploma invalidado pela Ordem dos Advogados do Colorado, nos Estados Unidos. Jeff começa a estudar na Universidade Comunitária Greendale. Até aí, parece uma história calma e tranquila, porém a série trás personagens completamente neuróticos e cheios de manias. Igual àqueles colegas que a gente conhece na faculdade, sabe? Com um roteiro impecável, os diálogos são afiados e com muita, muita ironia. Veja o trailer:

gaspacho-community

Escola do Rock (2003)

Eu já perdi as contas de quantas vezes eu já assisti a esse filme. Sério, quem não queria um professor como Dewey Finn (Jack Black)? Finn é um músico egocêntrico que foi demitido de sua própria banda. Sem ter muitas opções ele aceita o cargo de professor substituto em uma escola particular com uma educação muito rígida. O seu método é bem peculiar, afinal ele utiliza dos clássicos do Rock N´Roll para ensinar música a garotada. O resultado: Finn e seus alunos montam uma banda e participam de uma competição. O filme é divertido e mostra a importância de um trabalho em equipe. Confira o trailer:

gaspacho-escolarock

O Sorriso de Mona Lisa (2003)

Acho que muitos professores, assim como eu, se identificaram com esse filme. Principalmente quando pisamos em uma sala de aula pela primeira vez. O Sorriso de Mona Lisa mostra Katharine Watson (Julia Roberts) uma professora recém-graduada que consegue dar aulas de História da Arte em Wellesley, um colégio muito conceituado e tradicionalista nos EUA. Em uma turma formada apenas por mulheres, Katharine enfrenta o conservadorismo de suas alunas que são “doutrinadas” a se transformarem em esposas e mães responsáveis. Incomodada com a ideologia da Universidade, a professora decide lutar contra essas regras e inspira as suas alunas a questionarem esse padrão onde elas estão inseridas. Veja o trailer:

gaspacho-sorrisodemonalisa
A Educação Proibida (2012)

Havia decidido falar apenas sobre cinco filmes, porém não poderia deixar de citar esse documentário argentino. Produzido de forma independente, o filme relata várias experiências e métodos de ensinos totalmente não convencionais. A ideia aqui é incentivar professores e poder público para repensar as metodologias utilizadas e dar mais liberdade na prática pedagógica e curricular. Sabe o mais incrível? O filme está disponível completo na internet, assista:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*