Secretário da ADR Blumenau contesta críticas no caso dos leitos do Hospital Santo Antônio

“Não tem como fechar o que nunca foi aberto.”  Com esta frase, Emerson Antunes (PSD), secretário executivo da ADR Blumenau,  reagiu nesta quinta-feira, 29, após a divulgação do anúncio da suspensão de cinco leitos de UTI no Hospital Santo Antônio, pela direção da instituição, no começo desta semana.

O secretário traz novas informações que diminuiriam a responsabilidade do Governo do Estado neste episódio.

A primeira, está retratada na frase dele na abertura deste texto. Dá a entender que houve precipitação do hospital no início do atendimento, antes do credenciamento pelo SUS, no final de 2016.

Apresenta documentos que indicam que a solicitação de credenciamento pelo hospital junto à Prefeitura foi feita em dezembro do ano passado e apenas em meados de maio a Secretaria de Saúde do município teria feito o encaminhamento ao Estado. Ou seja, quem teria amarrado seria o Município.

Emerson Antunes diz que quando o Governo precisou, comprou as vagas nestes leitos novos do HSA, mas reconhece que não pagou ainda os R$ 18 mil que teriam sido contratados.

Sobre uma dívida maior do Estado com o hospital, de cerca de R$ 3 milhões, Antunes também reconhece, mas diz ser uma questão nacional, relacionada a pagamentos para serviços públicos na área oncológica em várias instituições de saúde.

Emerson Antunes entrou com campo assim que o impasse foi divulgado, nesta segunda-feira. Depois do anúncio de suspensão, esteve em Florianópolis, onde buscou esclarecimentos e soluções. Conseguiu que a vistoria da Vigilância Sanitária do Estado, em parceria com a do Município, seja feita na próxima semana. É a etapa final para o laudo ser encaminhado para a Câmara Técnica, que reúne-se no dia 27.  É essa Câmara a responsável pelo aval para que o Ministério da Saúde faça o credenciamento no SUS.

Antunes disse que cumprida esta etapa, o Estado bancará o custo destes cinco leitos até a autorização do ministério.

Mesmo com esta sinalização oficial, não convenceu a direção do hospital. O atendimento está suspenso.

2 Comentário

  1. Aonde anda o Bin Bing federal que na sua epoca não viu isso.Sim fazendo campanha com o arcanjo que voa.Blumenau a cidada bela das flores,mais que por traz dos jardim esconde um campo de eva daninha que desmascara essa atitude política que traz um grande mal feito as pessoas que mais necessitam da saúde em nossa cidade.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*