SDR e a manifestação dos alunos da escola Elza Pacheco

Nesta quarta-feira os estudantes da escola Elza Pacheco iniciaram mais uma mobilização on-line contra o fechamento da unidade. A decisão que havia sido anunciada pelo governo do estado no segundo semestre deste ano, gerou diversas manifestações contrárias pelos grêmios estudantis, associações de pais e professores, direção, vereadores e da comunidade de um modo geral.

Nós noticiamos aqui no Informe Blumenau essa mobilização. Durante a tarde a assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR, entrou em contato conosco para esclarecer:

  1. Após diversas reuniões envolvendo os grupos de apoio pela continuidade das atividades da Escola Elza Pacheco, a SDR e a Secretaria Estadual de Educação, a decisão de fechamento da unidade foi cancelada;
  2. Ao invés do fechamento da escola a decisão é pela unificação de direções com outra unidade escolar, a Escola Victor Hering;
  3. Os professores que trabalham em cada escola continuarão aonde estão, assim como os alunos.

Estas informações foram publicadas no site da SDR de Blumenau no dia 06 de outubro de 2015 (veja aqui).

Ou seja, existia uma mobilização contra o fechamento da Escola Elza Pacheco, o Governo do Estado confirmou que a unidade não será fechada. E a mobilização? Continua!

Segundo representantes do grupo que promove o manifesto, eles desconheciam a decisão – para eles isso é novidade. Mas o manifesto não vai parar, pois agora se dizem preocupados com uma possível mudança do projeto político pedagógico da escola. Segundo o site da SDR, as diretoras das duas unidades, Tania Elaini Wuaden, da Escola Elza Pacheco e Ramirez Rodrigo de Souza, da Escola Victor Hering, ganharam a tarefa de criar o plano de gestão da instituição de forma unificada. Me parece claro: os gestores definem como será a direção e as diretrizes administrativas e pedagógicas, e negocia diretamente com a Secretaria de Educação do Estado. Não entendi mais esse alvoroço todo.

 

PANELA DE PRESSÃO

O manifesto está sendo feito através de uma tecnologia disponível no portal Minha Blumenau. Trata-se de uma rede para engajar pessoas a contribuírem nas decisões da cidade. Eles são os responsáveis por disponibilizar o canal para uso, mas cabe as pessoas, eu, você, qualquer um, criar e gerenciar as manifestações. Quem criou uma destas ações, é quem pode removê-la ou alterá-la. Até a publicação desta matéria, o movimento ainda era para impedir o fechamento da unidade (que como falamos, já está superado).

Imagem: Reprodução Internet
Imagem: Reprodução Internet

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*