Rio baixa para 9,31 metros e o balanço do Grac

FOTO: Fábio Fiedler

( primeiro parágrafo desta postagem foi atualizado com a medição do rio divulgada às 10 horas)

Com notícias e expectativas mais animadoras, o Grac, Grupo de Respostas e Ações Coordenadas, fez nova reunião bem cedo nesta sexta-feira. Na medição das 10 horas da manhã, 9,31 metros, uma queda de 14 centímetros em relação às 9 horas, a maior diminuição desde o pico da enchente, 1 hora da madrugada. De lá até agora, a diminuição é de 72 centímetros.  A previsão do tempo não indica chuva expressiva para hoje e amanhã.

A principal ocorrência desta madrugada foi na Nova Rússia, onde um deslizamento atingiu quatro casas e outras 20 foram evacuadas por precaução. Ninguém se feriu, mas a área está interditada, inclusive para pedestres. As equipes da Defesa Civil e Bombeiros estão lá e contam até com o apoio do helicóptero Arcanjo. arcanjo

O deslizamento de terra na região sul interrompeu o abastecimento da ETA III, pois com a terra na água o índice de turbidez aumentou e atrapalhou o tratamento, impedindo o funcionamento da estação. A ETA II também funciona com a capacidade pela metade e a orientação do Samae é economizar, evitando o desperdício, como a tradicional limpeza de calçadas após os alagamentos. Importante deixar isso para um pouco mais tarde.

Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos estão nas ruas para garantir a manutenção básica, mas com prioridade na Nova Rússia e na rua Christiano Karsten, no Testo Salto, onde houve deslizamento. Também vai ser colocado macadame na rua Pedro Schnaider, localizada na Velha Grande, para restabelecer as condições de tráfego da via.

Dois seis abrigos, apenas dois se permanecem abertos  na Igreja Evangélica Livre de Blumenau, na Itoupava Norte, e no ginásio de esportes da FURB. 55 pessoas ainda estão lá, número que vai diminuir a medida que o ria vai baixando.

Ônibus circulam normalmente, apenas quatro linhas sofrem alteração, são elas: 101 – Fidélis, 102 – Margem Esquerda e 111- Santa Clara estão circulando via Doutor Pedro Zimmermann, Arnoldo Jenichen e Gustavo Zimmermann. A linha 404 – Nova Rússia opera até a ETA III por conta do deslizamento na rua Santa Maria.

O trânsito está praticamente normal, com problemas nas ruas 1º de Janeiro e a Guilherme Scharf, na região do CT do Metropolitano. Os corredores de ônibus, com exceção ao rua Dois de Setembro, ficarão liberados para todos os veículos até o meio-dia desta sexta-feira.

Os ambulatórios gerais estão abertos. Os postinhos de saúde e a policlínica não atendem nesta sexta. Não há atividade na rede municipal de ensino, nem na estadual e também nas escolas da rede privada.

1 Comentário

  1. Com muita experiência , Blumenau está bem preparada para os acidentes da natureza.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*