Procedimento inédito em Santa Catarina é realizado para tratamento de aneurisma no Hospital Santa Isabel

Foto: Serviço de Hemodinâmica/HSI

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel realizou um procedimento inédito em Santa Catarina. Aos cuidados do neurocirurgião intervencionista, Dr. Leandro José Haas, foi realizado o tratamento de um aneurisma cerebral de 5×4,5mm de diâmetro. Através de um pequeno furo na virilha do paciente e acessado com um microcateter, o especialista implantou dentro do aneurisma o dispositivo chamado WEB, que se abre como uma malha em formato de “gaiola”, ocupando todo o interior do aneurisma e excluindo o mesmo. O procedimento aconteceu dia 08 de maio.

Um aneurisma cerebral ou intracraniano é uma dilatação anormal de uma artéria no cérebro, que resulta de um enfraquecimento da camada muscular interna dos vasos sanguíneos. O vaso desenvolve uma dilatação, semelhante a uma bolha, que pode tornar-se frágil e romper sem aviso prévio. Este tipo de hemorragia pode levar a um acidente vascular cerebral.

A interrupção do fluxo intracirculatório com um dispositivo WEB é um dos últimos avanços tecnológicos no tratamento de aneurismas de colo largo, especialmente na bifurcação de uma artéria. Uma das maiores vantagens é que o paciente não precisa aderir a remédios de antiagregação plaquetária após o procedimento, pois o mesmo não oferece riscos de formar trombos abaixo de onde foi implantado.

O tratamento de escolha para um aneurisma intracraniano, como todas as decisões médicas, deve ser acordado pelo médico e pelo paciente. O médico geralmente faz recomendações para um tratamento em relação a outro, dependendo de cada caso individual. O Dr. Leandro Haas já possui 1.800 aneurismas embolizados e esta constitui mais uma ferramenta disponível para o tratamento Endovascular dos aneurismas cerebrais na nossa região.

4 Comentário

  1. Medico nto competente e dedicado super recomendo ainda um ser humano incrível

  2. Eu sou parte desta,estatística de procedimento de aneurisma cerebral bem sucedido, pelas mãos abençoadas desse grande profissional, Dr Leandro José Haas,e de toda sua equipe…Merece todo reconhecimento e respeito pela sociedade e pelo corpo de neurocirurgia do Brasil e do mundo inteiro, porque ele é humano e excelente profissional!!!Gratidão ,sempre, Dr Leandro José Haas!!!

  3. Eu tive um acidente vascular cerebral em 2014, hoje faço acompanhando com o Dr Leandro José Haas,
    Considero um médico incrível, super atencioso e competente!
    Super indico.

  4. Em agosto de 2017 tive um rompimento no Aneurisma e passei por esse mesmo procedimento. Um médico excelente e muito profissional!

Deixe uma resposta