Plano Municipal de Turismo: para além da Vila Germânica

Foto: divulgação Secom/PM

Que Blumenau tem uma vocação turística ninguém discute, o que se questiona muitas vezes é a profissionalização do segmento e quando escrevemos isso, não nos referimos apenas ao Poder Público. Todos os setores do “trade turístico” precisam capacitação e entendimento da dimensão dos resultados que esta indústria sem chaminé traz para a economia local. Hoje a cidade ainda é muito dependente dos eventos promovidos pelo  ( e também no) Parque Vila Germânica.

Mas Blumenau pode e tem como avançar mais e este entendimento veio este ano, com a elaboração do Plano Municipal de Turismo, que começou em junho e agora se encaminha para a reta final. O último seminário acontece nesta quarta-feira,4, no auditório do Campus 1 da Uniasselvi.  O consultor Cálidon da Costa Conceição será o palestrante deste encontro focado em monitoramento. Será o sexto seminário e ainda está prevista a realização de mais um fórum, o terceiro, que vai acontecer dia 18, na Câmara Municipal.

Várias entidades participaram da construção do Plano, desde hoteleiros e especialistas em turismo até motoristas de táxis e ambientalistas, passando por pessoas ligadas à cultura e ao patrimônio histórico, entre tantos.  Destes encontros sairão as diretrizes para guiar a política municipal para o setor e fazer rodar a economia da cidade a partir do turismo, uma atividade que  ainda consegue se sobressair, mesmo com as dificuldades econômicas pela qual o Brasil atravessa.

O PMT é um documento para os próximos dez anos, fruto de uma construção coletiva feita por profissionais e pessoal ligado ao setor. Não tem política. Representa um importante avanço e precisa de visibilidade e valorização.

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*