O desafio de sanear (ou extinguir?) a URB começou

Foto: PMB

Uma das prioridades do prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) na reforma administrativa que pretende apresentar em março é a redução da estrutura da Companhia Urbanizadora de Blumenau. Fala-se, inclusive, a boca pequena, na possibilidade de extinção da empresa de economia mista, que é bancada pelo Município.

O primeiro passo está sendo dado, com a nomeação de Rafael Jansen como presidente. Ele terá a tarefa de fazer o levantamento geral e tomar medidas, algumas emergenciais, como o corte de 15 cargos comissionados anunciado hoje, todos de pessoas ligadas ao PP e Almir Vieira.

O novo presidente diz que a medida foi necessárias para viabilizar o pagamento da Folha, cujo o salário dos cargos comissionados atrasou neste mês. E outras exonerações serão feitas nos próximos dias.

“Minha tarefa é avaliar o passivo da URB, levantando os contratos, analisando os serviços prestados para a Prefeitura e analisando as viabilidades”, diz Rafael, afirmando que uma auditoria externa será contratada para levantar os dados. O presidente diz que a conta da Companhia tem sempre fechado no negativo.

“Vamos tentar racionalizar o serviço. Temos, as vezes, três coordenadores, três supervisores, fazendo a mesma coisa e isso não se sustenta”

A Companhia Urbanizadora tem 623 servidores, destes 68 comissionados (incluindo os exonerados de hoje). Cerca de 100 destes trabalhadores estão em algum tipo de licença médica, revela Rafael Jansen.

Por ser uma companhia de economia mista, os servidores efetivos podem ser demitidos, com o pagamento de todos os direitos trabalhistas.

Eu já escrevi e repito. O prefeito ou a administração que der um jeito na URB, merece todo nosso aplauso. Torço para que dê certo!

1 Comentário

  1. Tem que passar para a iniciativa privada , esta URB sempre foi e sempre será um cabide de empregos , uma empresa que jorra prejuízo para os contribuintes pagarem , vide o aporte de recursos efetuados pelo executivo para pagamento de impostos atrasados .

    Mas o melhor mesmo é ver vereador perdendo seus carguinhos comissionados , esperamos que não seja só fantasia , pois eles exoneram em um lugar e arrumam carguinhos em outros lugares.

Deixe uma resposta