Novos vereadores mirins são diplomados na última sessão mirim do ano

Foto: Rafael Carrasco

A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio do Programa Vereador Mirim, realizou na noite desta segunda-feira (3) a última sessão ordinária da atual legislatura e a diplomação dos novos vereadores mirins eleitos para o mandato de 2019 e seus respectivos suplentes. Além dos integrantes da Mesa Diretora Mirim, fizeram parte da mesa dos trabalhos o vereador Alexandre Matias (PSDB), líder do governo na Câmara; a representante da Secretaria municipal de Educação, Aluisiane Kraisch, que neste ano representou a secretária Patrícia Lueders; o assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, e o ex-presidente mirim da Legislatura de 2017, Pedro Antonio Resende Fogaça. Além deles, estavam presentes assessores parlamentares, ex-vereadores mirins, pais, familiares e demais convidados.

A sessão foi composta de dois momentos. Em um primeiro momento, em nome da presidência do Poder Legislativo municipal, o vereador Alexandre Matias realizou a diplomação dos novos vereadores mirins eleitos em seus educandários para a Legislatura de 2019 e seus respectivos suplentes. Eles foram chamados nominalmente, um a um, para receberam seus diplomas à frente da mesa da presidência.

Em nome da presidência do Poder Legislativo municipal, o parlamentar Alexandre Matias destacou que este foi um momento de extrema importância para as gerações futuras. Lembrou que o programa completará em 2019 20 anos de história e de inovação e se dirigiu aos recém-diplomados.

“Este programa é fundamental para politizar os nossos jovens. Parabéns a vocês que colocaram seus nomes à disposição participando de um processo eleitoral, o qual vocês saíram vencedores, e parabéns também às escolas participantes. Com este programa vocês vão ter a oportunidade de aprender, de vivenciar todas as experiências da Câmara de Vereadores. Vocês poderiam estar fazendo qualquer outra atividade digna e pertinente à idade, mas escolheram estar aqui. Um momento em que a política, infelizmente, é lembrada de forma pejorativa, vocês tiveram a iniciativa de poder participar deste excelente programa que a Câmara proporciona”, exaltou, desejando êxito no mandato.

A representante da Secretaria municipal de Educação, Aluisiane Kraisch, lembrou da importância do programa que foi instituído através do Decreto Legislativo nº 382, de 23 de agosto de 1999. Recordou que é referência nacional.

“O programa consegue auxiliar os estudantes, através de um processo democrático, a buscar cidadania, a conseguir entender um pouco melhor as noções políticas no âmbito municipal, mas também da sociedade de forma geral. Parabenizo as sete escolas municipais que conseguiram eleger representantes na Câmara Mirim no ano que vem”, destacou, parabenizando os vereadores mirins diplomados e agradecendo os parlamentares mirins que encerraram seus trabalhos este ano.

O assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, apontou que foi um ano incrível e gratificante, com muitas trocas de experiências e aprendizados entre a coordenação e os vereadores mirins atuais.

“Com certeza, nós aprendemos mais com vocês do que ao contrário. Vocês vão ficar eternamente guardados nas nossas memórias e nos nossos corações. Que vocês continuem a jornada de vocês e tenho certeza que terão um futuro brilhante pela frente”, ressaltou, parabenizando os vereadores mirins recém-diplomados, pedindo que aproveitem a oportunidade, pois será um ano incrível e que não vão se arrepender de terem se candidatado.

Logo após os pronunciamentos das autoridades, os trabalhos foram repassados ao presidente mirim Enzo Dutra Prezoto, do Colégio Sagrada Família, que deu continuidade a sessão ordinária. Neste segundo momento, os parlamentares mirins utilizaram a tribuna para seus discursos de despedida do parlamento mirim. Os legisladores mirins lembraram de forma emocionada as experiências vividas e os aprendizados adquiridos com o programa. Também recordaram suas trajetórias, trazendo a relevância e as mudanças que o programa lhes proporcionou para a vida. Também parabenizaram e aconselharam os novos vereadores mirins diplomados para que aproveitem esta oportunidade.

A posse está prevista para fevereiro de 2019. No próximo ano, o Programa Vereador Mirim completará 20 anos de desenvolvimento no município.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta