Napoleão e a pesquisa

Em suas primeiras entrevistas depois do resultado no primeiro turno, o candidato à reeleição Napoleão Bernardes (PSDB) não deixou de cutucar a única pesquisa registrada em Blumenau, a do Instituto Mapa, divulgada pela RIC TV Record no dia 26, na segunda-feira passada, faltando seis dias para o pleito.

Nas urnas, Napoleão recebeu 81.050 votos, 44,81% dos votos válidos. Jean Kuhlmann teve 63.411 votos, 35,06% do eleitorado válido.

A pesquisa do Mapa, feita nos dias 21 e 22, ou seja, dez dias antes da votação, apontou que ele tinha então 29,9% dos votos totais. Kuhlmann teria 34,3%.

Reforçando que a pesquisa apontou apenas a porcentagem em cima  de votos totais.

Uma diferença, mas não tanto, no meu ponto de vista. Dez dias numa eleição é um tempo enorme. Pesquisa é o retrato de um momento.

O levantamento divulgado pela RICTV trouxe também 13,1% anulariam ou votariam em branco, o que praticamente bateu com o resultado.

E agora uma outra pesquisa está registrada, já com a coleta sendo feita a partir de hoje para divulgar dia 5. Quem está fazendo é o Instituto Verita, que também é a contratante.

Caiu de paraquedas na cidade. Fico curioso para saber quem divulgará os dados.

pesquisas-eleitorais

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*