Mobilização contra fechamento da Escola Elza Pacheco

A internet tem várias utilidades: interagir com as pessoas, gerar entretenimento, informação, fazer compras… e a algum tempo: fazer pressão. Alunos da Escola Municipal Elza Pacheco estão usando da rede para tentar influenciar e mudar a decisão de fechamento da instituição, prevista para o próximo ano. E estão fazendo isso em uma parceria com a Minha Blumenau,  uma rede para engajar pessoas, usando das mobilizações e tecnologias para contribuir nas decisões da cidade.

Veja aqui matéria sobre o posicionamento da Secretaria de Desenvolvimento Regional do estado, que indica que a escola não será fechada.

O apoio pode vir de qualquer pessoa que simpatize com a causa, e ele deve ser registrado através de uma das ferramentas usadas do portal Minha Blumenau, chamada de “Panela de Pressão”. O uso é simples: basta acessar o link, preencher o nome e e-mail e clicar em enviar, uma mensagem será encaminhada para o Secretário de Estado da Educação, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau e para a Gerente Regional de Educação.

Imagem: Reprodução Internet
Imagem: Reprodução Internet

Confira mais informações no release que recebemos da assessoria de imprensa da entidade:

Minha Blumenau e alunos da escola Elza Pacheco realizam primeira mobilização
Através do site a comunidade pode pressionar o poder público para manter ativas as atividades da escola

manifestação_elza_1Há mais de um mês os alunos da Escola Elza Pacheco enfrentam um dilema: O fechamento da sua unidade escolar. Sem uma sede física os alunos utilizam o espaço da Escola Vitor Hering. Por conta disso a Gerência Regional de Desenvolvimento (GERED) decidiu suspender as atividades da Elza Pacheco e unificar a estrutura das duas escolas. Na prática, isso significa o fim da Elza Pacheco, já que a unificação administrativa impediria a continuação do projeto pedagógico seguido pela escola.

Essa atitude revoltou pais, professores e, principalmente, alunos que são contra a essa ação e foram as ruas protestar. Entre cartazes com frases decisivas, os envolvidos reivindicavam um posicionamento de Eduardo Deschamps, secretario estadual de educação. Porém, com a demora do retorno, os alunos resolveram usufruir das ferramentas da Rede Minha Blumenau e criar uma mobilização online.

manifestação elza 3“Sabemos da importância do Minha Blumenau com as causas relacionadas à comunidade e achamos interessante entrar em contato e expor nossas ideias. Nosso trabalho é procurar o maior apoio possível para a nossa luta em prol da escola Elza Pacheco, que nos proporciona o melhor ensino público da região e ainda assim corre o perigo de ter as portas fechadas”, ressalta Gabriela Gaspar aluna e integrante do Grêmio Estudantil da escola Elza Pacheco.

A mobilização acontece através da Minha Blumenau na ferramenta Panela de Pressão. Além de imagens, vídeos e links, as pessoas que acessarem esse espaço terão acesso a uma carta escrita pelos alunos em que explica o motivo da mobilização. As pessoas que se sensibilizarem podem enviar um e-mail diretamente para o tomador de decisão da causa de uma forma simples e fácil através do site.

“É como se fosse a revolução do abaixo assinado, pois a pessoa que apoia a causa recebe informações do andamento desta mobilização por e-mail, e o tomador de decisão também pode enviar uma resposta a todos que estão enviando e-mails para ele”, comenta Amanda Tiedt, fundadora da Minha Blumenau.

“Nossa escola sempre trabalhou com a integração entre professores e alunos, além de promover projetos e atividades extracurriculares. Por três aos consecutivos fomos a melhor escola pública estadual de Blumenau no Enem. Nós não vamos permitir que o fechamento aconteça”, conclui Gabriela.

A mobilização ocorre até o término das atividades do ano letivo de 2015 e a comunidade pode participar através deste link.

Fonte: Marta Brod / Minha Blumenau

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*