Ministros conferem situação de SC depois da chuva

Dois ministros do Governo Temer estiveram em Santa Catarina nesta segunda-feira, para fazer uma avaliação superficial dos estragos causados pela chuva da semana passada. Vieram até Lages os ministros  da Integração Nacional, Helder Barbalho, e do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e foram recepcionados pelo governador Raimundo Colombo.

Foto: James Tavares/Secom SC

 

Em Santa Catarina, nas últimas semanas, as chuvas e os fortes ventos provocaram danos em quase cem cidades do estado, atingindo mais de 30 mil pessoas. A Serra catarinense e a região do Alto Vale do Itajaí estão entre as áreas mais afetadas.

Como base nos relatórios preliminares, o pedido de apoio previsto é da ordem de R$ 40 milhões.

“A ajuda do governo federal é fundamental para recuperar o que foi atingido e garantir o apoio para todas as pessoas de Santa Catarina que foram afetadas. Os atendimentos de emergência foram realizados e agora, com as águas baixando, é que precisamos trabalhar nos reparos dos estragos, principalmente na malha viária”, afirmou Colombo.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, reafirmou o compromisso do governo federal em firmar parcerias com o Governo do Estado e com as prefeituras para restabelecer o mais rápido possível as áreas atingidas. “Neste momento, o Governo do Estado garante a ajuda humanitária para as famílias atingidas. E o plano de trabalho está sendo feito conjuntamente entre as equipes de Defesa Civil, temos técnicos da secretaria nacional ajudando para acelerar a produção destes planos que permitirão enviar os recursos federais necessários para as obras de reconstrução”, explicou o ministro. Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes também acompanharam o sobrevoo para verificarem a situação de rodovias que cortam a região.

O último relatório divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina, de segunda-feira, 12, informa que 31,8 mil pessoas foram afetadas pela chuva e ventos das últimas semanas em Santa Catarina. Ao todo, 103 municípios foram afetados, com 9,1 mil residências atingidas. O número de desalojados em casas de parentes e amigos chegou a 21.631 e em abrigos públicos 2.338.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*